Postado em 05/09/22
Dez municípios pernambucanos já preparam as atividades e atrações culturais que vão embalar a programação das paradas
As Paradas da Diversidade que acontecem em Pernambuco prometem marcar o mês de setembro com atrações e atividades culturais em vinte Atos em todo Estado. As Paradas, que acontecem de 4 a 25 de setembro, são promovidas pelos movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs) com o apoio das prefeituras e Governo do Estado, através de suas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, de Cultura, de Saúde, de Trabalho, Emprego e Qualificação e de Justiça e Direitos Humanos.
Algumas das atrações artísticas e culturais que se apresentarão nos eventos são financiadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, destaca que o objetivo do evento é reafirmar o compromisso com a luta contra a discriminação e promover o respeito à diversidade. “As paradas são espaços importantes para gerar visibilidade às pautas da população LGBTQIA+. É mais que uma festa que promove alegria e entretenimento às pessoas, é um ato social, cultural e político que defende a existência digna e a promoção de direitos dessas pessoas, além de permitir manifestações artísticas produzidas pelo grupo”, pontua o gestor.
A cidade de Olinda abre o circuito e realiza a sua parada neste domingo (4), às 11h, com concentração na Praça 12 de Março, em Bairro Novo. Para animar, orquestra de frevo com bonecos gigantes e quatro trios elétricos trazem atrações locais, como a cantora Carla Alves e DD Baladeira. E a partir das 14h, terá também a Parada de Casa Amarela, no Recife.
Na semana seguinte, no dia 6, é a vez de o Cabo de Santo Agostinho promover o seu evento, que começa às 18h com concentração na Avenida Escritor Israel Felipe.
Para o Recife, são reservadas duas datas: o dia 18, reunindo a população a partir das 10h, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da Cidade, e o dia 25, em Dois Unidos, com concentração às 14h, na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, no terminal de ônibus do bairro.
Confira abaixo o calendário completo das Paradas da Diversidade de Pernambuco:
Parada da Diversidade de Olinda - 04.09, às 11h, na Av. Getúlio Vargas
13 Parada LGBTI+ da Zona Norte - 04.09, na 1º Travessa Frederico Ozanan
Parada da Diversidade LGBTI de Caruaru - 04.09, Caruaru Centro
20º Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Cabo - 18.09, às 18h, na Av. Escritor Israel Felipe
Parada da Diversidade de Boa Viagem - 18.09, às 8h, na Av. Boa Viagem
Parada da Diversidade de Pesqueira - 24.09, às 15h, no Bairro do Prado
IV Parada da Diversidade de Garanhuns - 24.09, às 15h, nas principais ruas da cidade
Parada da Diversidade do Recife em Dois Unidos - 25.09, às 14h, na Av. Hidelbrando de Vasconcelos (Terminal de Ônibus)
Parada Gay de Caruaru ADDHAC (Caruaru) - 25.09, no Pátio de Eventos/Metal BeerFeira Transforma Pride - 24 e 25.09, às 9h, no Centro Cultural Cais do Sertão, Recife
Semana da Diversidade - 24.09, às 18h, Rua Antônio Cabral Campos, Itacuruba
8ª Parada da Diversidade do Paulista - 15.10, às 12h, no bairro de Paratibe
V Parada da Diversidade de Floresta - 12.11, na Av. Audomar Ferraz
Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Petrolina - 19.11, às 17h, na Av. Guararapes em direção a Av. Cardoso de Sá (orla)
Comentários
Postar um comentário