Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mês da Primeira Infância finaliza atividades com evento no CAIC

Postado em 04/09/22

 
Pelo segundo ano consecutivo, Gravatá realiza diversas atividades voltadas ao pleno desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida
 
 
 
Gravatá viveu um mês especial inteiramente voltado para uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa: a primeira infância. 

 
Na tarde da sexta (02), no auditório do CAIC, foi realizada solenidade de encerramento do Mês da Primeira Infância, com a presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e do coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão. 

 
Na ocasião, houve apresentação de crianças que são atendidas pelo programa em Gravatá, vídeo com a fala da coordenadora do Programa Criança Feliz de Pernambuco, Bernadeth Gondim, recitação de um verso pela visitadora Ana Maria de Vasconcelos e distribuição de kits com brinquedos didáticos para visitadores do programa.

 
O coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, fez um balanço muito positivo das atividades e falou sobre a referência que o município se tornou em menos de dois anos. “Estivemos juntos desenvolvendo esse evento ao longo desse mês com palestras, simpósios, minicursos, atividades nas creches, formações e hoje estamos encerrando esse ciclo. É importante falar que quando a gente chegou nessa gestão pegou o programa totalmente acabado. A gente reativou, colocou ele para funcionar, trazendo o apoio do Governo do Estado e hoje o Programa Criança Feliz de Gravatá é referência a nível federal e é importante a gente ressaltar, porque isso mostra o quão comprometida a gestão é com a pauta da primeira infância. Hoje, recuperamos o programa e estamos atendendo cerca de 800 famílias que estão sendo beneficiadas pelas visitas domiciliares do programa, o que não acontecia. É importante ressaltar que as famílias não queriam que o programa entrasse nas suas casas, porque eram feitas as entrevistas e depois não voltavam mais. Hoje, temos pais e responsáveis indo em busca do programa nos CRAS, isso mostra que a gestão tem compromisso com as pessoas”.    

 
O prefeito Joselito Gomes destaca que o município conseguiu resgatar a credibilidade do programa. “Assim que começamos a gestão, ano passado, uma das primeiras preocupações da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, foi saber como estava a situação do programa em Gravatá e constatamos a necessidade de retomar, pois estávamos praticamente perdendo ele. Com muita determinação e responsabilidade, a secretaria resgatou esse programa e hoje temos 800 famílias. Queremos ampliar a participação da família desse trabalho necessário em nosso município. A equipe do programa é muito envolvida, trabalha com muito amor e vem realizando as várias ações, como foi por exemplo durante o mês de agosto, com várias ações quanto ao cuidado que devemos ter com a pessoa humana e com o olhar voltado para o futuro cuidando da primeira infância. Esse programa, hoje, é referência no Estado e para muitos municípios que estão também nesse esforço de fazer o melhor.  Precisamos unir forças, continuar focando em nossas crianças e adolescentes, porque compromisso com eles significa compromisso com as pessoas”. 

 
No momento, houve a apresentação dos integrantes da comissão que vai elaborar a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é composta por Velúzia Rodrigues (COMDICA), Leonardo Lima (representante da Secretaria de Saúde), Fabiana Bezerra (representante da Secretaria de Educação), Josinaldo Leão (representante da Secretaria de Assistência Social e Juventude) e Josefa Maria da Silva (representante do Pro Ludus). 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...