Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá comemora Dia de São Miguel e 91 anos da primeira missa de Frei Damião no Brasil

Postado em 30/09/22

A celebração, realizada em 1931, foi a primeira no país assim que o capuchinho desembarcou da Itália

O encerramento do tríduo de São Miguel Arcanjo foi nesta quinta (29), quando se comemora o dia do arcanjo, na capela de mesmo nome, no Riacho do Mel. 


A Paróquia de Sant’Ana organizou o evento, que contou com apoio da Prefeitura de Gravatá. Na ocasião, também foram celebrados os 91 anos da primeira celebração de Frei Damião no Brasil. 


Foi realizada uma procissão luminosa, que saiu da grutinha em direção ao campo em frente à Capela de São Miguel, onde foi realizada a missa campal presidida pelo Padre Antônio Márcio, pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana. 


A aposentada Graça Lima, de 57 anos, é uma das devotas de São Miguel Arcanjo e destacou a fé de Frei Damião. “Tenho muito orgulho em morar aqui, em saber que provavelmente, em breve, poderemos dizer que vivemos no lugar em que um santo celebrou a primeira missa no Brasil, uma pessoa na proporção de Frei Damião, com a fé que ele transmitia e deixou a o conhecimento, a simplicidade dele, pois a gente não via vaidade nele. Uma pessoa muito simples, sem vaidade, mas com uma grandeza grande na palavra e ensinamentos”.  


Padre Antônio Márcio fala sobre esse evento festivo do povo de Deus de Gravatá. “Eu diria que três coisas não podem faltar num evento religioso: a graça de Deus é a primeira e precede tudo; a segunda é a comunhão do povo de Deus, sem delimitar como uma paróquia, ou igreja, denominação religiosa, mas um povo de Deus; e por fim o apoio do poder público. Nós não podemos realizar um evento de comunidade, de paróquia, que congrega muitas pessoas, sem o auxílio de uma prefeitura. É praticamente inviável porque não temos fundo para custear tudo isso. É fundamental que isso aconteça e por isso nós tecemos sempre um agradecimento ao prefeito Joselito, a equipe da Prefeitura de Gravatá, é um grupo de comunhão que faz acontecer o eventos nas comunidades da Paróquia de Sant’Ana no município de Gravatá” 


Ao final da celebração, teve quermesse e sorteio de brindes. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...