Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Governo de Pernambuco entrega 14ª UPAE, em Palmares

Postado em 27/09/22

Governador Paulo Câmara inaugurou a unidade de saúde, segunda do tipo na Mata Sul, que vai beneficiar a população de 14 municípios da região com exames e consultas médicas especializadas 

PALMARES - A Zona da Mata Sul de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (27.09), mais um importante equipamento de assistência à saúde. Com investimentos de mais de R$ 10 milhões, o Governo de Pernambuco realizou a entrega da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Palmares, a 14ª do Estado. Referência na região, a unidade beneficiará 14 municípios da região, contemplando 381 mil pessoas das cidades de Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Xexéu. 


“É um equipamento moderno que vai ofertar consultas e exames especializados, além de tratamentos adequados para os pacientes que serão atendidos aqui. A instalação dessa unidade trará, com certeza, uma qualidade fundamental para a melhoria da saúde da população pernambucana”, destacou Paulo Câmara. 

Nela, os usuários contarão com atendimentos, exames e procedimentos em diversas especialidades médicas e não-médicas. Além disso, o serviço, assim como a UPAE Escada e a unidade de Carpina, inauguradas nas últimas semanas, fará parte da descentralização da assistência em saúde ao pé diabético e feridas complexas, bexiga neurogênica, pacientes ostomizados e reabilitação pós-Covid. 


“Agora, a Mata Sul conta com dois serviços essenciais para descentralizar e qualificar a assistência em saúde no interior do Estado. As demais unidades estão espalhadas por todas as regiões, ofertando consultas e exames no território dos habitantes", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Construída pelo Gabinete de Projetos Especiais de Pernambuco, a UPAE Palmares será administrada pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC/HCP Gestão), organização social vencedora do edital para gestão e operacionalização do serviço. Ao todo, terá 84 funcionários, entre médicos, equipe multidisciplinar e profissionais administrativos. 

A unidade vai contar com atendimentos nas especialidades de alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia, pediatria e urologia. Haverá, ainda, especialidades médicas de apoio diagnóstico e terapêutico, além da oferta de mais de 20 exames, como endoscopia, radiologia, biópsias, mamografia, ultrassonografia e ecocardiograma. 


Assim como as UPAEs de Escada e de Carpina, o serviço de Palmares também contará com aparato de alta tecnologia para a assistência oftalmológica, com a realização de exames fundamentais para diagnóstico de doenças oculares. 

Rubia Faria, enfermeira da unidade, celebrou a chegada do serviço especializado. “Sou moradora do município e fico muito feliz, principalmente por poder atuar aqui. A UPAE em Palmares vai ajudar a descentralizar a capital, trazendo especialidades que não temos nos municípios vizinhos” comemorou. Os atendimentos já terão início nesta quarta-feira (28.09). Para marcar a consulta com um especialista, o usuário deve ser encaminhado pelas unidades básicas de saúde do seu município de origem. 

REDE - As outras 13 UPAEs em funcionamento estão em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão; Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, no Agreste; em Escada, na Mata Sul; em Carpina, Zona da Mata Norte; e em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. 


As 11 UPAEs que estavam em funcionamento em 2021 realizaram, no ano passado, mais de 438 mil atendimentos, entre consultas, sessões de reabilitação e cirurgias ambulatoriais, além de 683 mil exames. No primeiro semestre de 2022, já foram feitos mais de 283 mil atendimentos e 446 mil exames. 

Participaram da inauguração os secretários executivos coronel Flavio Morais (Casa Militar), Eduardo Figueiredo (Casa Civil), Nelson Holanda (Gabinete de Projetos Estratégicos), Humberto Antunes (Gestão Estratégica e Participativa de Atenção à Saúde), Cristina Mota (Atenção à Saúde) e Caio Mulatinho (Administração e Finanças), o superintendente geral do HCP Gestão, Filipe Bitu; a coordenadora da UPAE Palmares, Anna Paula Ferraz; o prefeito de Palmares, Júnior de Beto; e outros prefeitos e vereadores da região. 

Fotos: Heudes Regis/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...