Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Encerramento da Semana Nacional de Trânsito marcou conclusão de ciclo de conhecimento em Gravatá

Postado em 23/09/22

Curso de pilotagem, curso de mecânica básica para mulheres, caminhada com alunos da rede municipal de ensino, palestras nas escolas, palestra sobre os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro e concurso de redação e desenho marcaram a semana de conhecimentos sobre o trânsito

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá - DMGTTRANS, realizou, no auditório da Escola Técnica Estadual Prof. José Luís de Mendonça - ETE, nesta sexta-feira (23), o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no município.


Durante a semana algumas ações foram realizadas com vistas à conscientização, como curso de pilotagem, curso de mecânica básica para mulheres (em parceria com a Secretaria da Mulher - SECMULHER), caminhada com alunos da rede municipal de ensino, palestras nas escolas, concurso de redação e desenho (esses em parceria com a Secretaria de Educação - SEDUC) e palestra sobre os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro para a Guarda Civil Municipal - GCM.


A Mesa formada pelo prefeito de Gravatá, Joselito Gomes; pelo vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita; pelo secretário executivo de Segurança e Defesa Civil, Irnaldo Pedro; pelo diretor do DMGTTRANS, José Agostinho; pelo comandante da GCM, André Paiva; pelo superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Siqueira Campos; pelo representante do CENTRAN, Nilson Holanda; e pelo vereador Cabritinha. Além disso, estiveram presentes os secretários Vital Medeiros, de Planejamento e Orçamento; Lula do Padre, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; e Ninha Professora, de Educação; bem como secretários executivos, diretores e coordenadores de departamentos municipais.


Na solenidade foram certificados os guardas municipais que participaram do curso de pilotagem e, por meio da SEDUC, foram premiados os estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de desenho e redação com o tema do trânsito e obtiveram destaque.


José Agostinho fala sobre a semana de eventos realizada em Gravatá. “A importância deste momento é grande, visto que há aproximadamente dois anos nós tínhamos um trânsito considerado caótico, muita gente o apelidava de ‘trânsito da Índia’ e, graças ao desempenho da equipe de trânsito, com o apoio total do prefeito, dos secretários conseguimos fazer alguma coisa que já mudou a cara do trânsito de Gravatá.”


Para Júnior Darita, “os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro - CTB é uma data marcante e há um ano Gravatá está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. O CTB foi um marco regulatório da história do trânsito brasileiro e a municipalização também foi um marco na nossa história. Foi um compromisso de campanha que já tem interferido positivamente no desenvolvimento do município, pois o trânsito trava o desenvolvimento, atrapalha a vida das pessoas e nós estamos trabalhando para termos um trânsito mais humano.”


Joselito Gomes fala sobre a conclusão desse ciclo alusivo ao trânsito em Gravatá. “Estamos encerrando hoje em nosso município a Semana Nacional do Trânsito, comemorando, assim, os 25 anos do Código de Trânsito Brasileiro. Uma semana muito rica, alguns eventos aconteceram, inclusive de formação, orientação para nossos alunos, guardas municipais, pessoas que, no dia a dia, precisam trabalhar com sua moto e a pilotagem, de um modo geral, bem como noções de mecânica para mulheres. E tudo isso acontece, porque juntos estaremos salvando vidas. O investimento continuará sendo feito no trânsito de Gravatá, melhorando, assim, a qualidade do nosso trânsito, a nossa convivência com respeito, obediência às leis de trânsito para que tenhamos uma convivência pacífica e, diariamente, estejamos salvando vidas, porque o nosso compromisso é com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...