Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Em Gravatá, mais 160 mulheres foram contempladas com exames de mamografia

Postado em 20/09/22

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá com o IDESHPE garante um cuidado e prevenção contra o Câncer de Mama com as mulheres do município

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), ofertou exames de mamografia para as mulheres do município que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos de idade ou que estejam fora dessa faixa, mas que apresentem alguma alteração de mama ou histórico familiar.

 
O caminhão Amigo do Peito - Unidade Móvel de Mamografia Digital teve sua parada no município de Gravatá e contemplou, de forma gratuita, cerca de 160 mulheres com o exame de mamografia nos dias 20 e 21 de setembro, no Parque da Cidade.


Na ocasião foram realizados triagem, aferição de pressão arterial e vacinação.

De acordo com Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, essa iniciativa trata-se de um rastreamento organizado relacionado ao câncer de mama da população feminina. No ano de 2022 foram realizadas aproximadamente 500 mamografias no município de Gravatá e em média 300 mamografias referenciadas para o município de Caruaru que é nossa referência a nível regional.


A aposentada Rosália Soares da Silva, comenta sobre essa iniciativa: “Ótimo, maravilhoso, para quem não pode pagar uma mamografia não existe coisa melhor que isso. A gente só tem que agradecer aos governantes, a vocês que cobrem essa iniciativa maravilhosa. Inclusive estou aqui para fazer”.


As mulheres que tiverem interesse em realizar o exame, o coordenador explica que: _“As mulheres que tenham algum interesse ou que apresentem alteração na mama e que estejam dentro da faixa etária indicada que é de 50 a 69 anos de idade, que procurem uma Unidade de Saúde, tenha uma consulta com o profissional médico ou enfermeiro, e a partir disso seja referenciado ou para ações estratégicas de campanha como essas que estão acontecendo no dia de hoje e amanhã, ou que possam ser encaminhados ao município de referência de mamografia para Gravatá que seria Caruaru”.


Vale ressaltar que em Gravatá não há filas para mamografia, portanto se existe uma necessidade basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa que será atendido de imediato e encaminhado para uma referência para que possa realizar esse exame e ter um diagnóstico oportuno, e caso seja identificado alguma alteração tenha o devido tratamento.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.