Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Dinheiro Esquecido: novidade importante vinda do Banco Central


Postado em 29/09/22

Para consultar ou sacar qualquer valor que tiver esquecido no Banco Central, o usuário deverá entrar através de sua conta gov.

 Na primeira etapa, o Banco Central por meio do Sistema de Valores a Receber devolveu cerca de R$ 3,9 bilhões. Na segunda fase do programa, serão liberados no total R$ 8 bilhões. Contudo, a nova etapa ainda não tem data definida.


 Dessa forma, a maioria do dinheiro que começou a ser liberado pelo Banco Central pertence a pessoas físicas e não jurídicas, sendo 26 milhões de CPFs e 1,9 milhão de CNPJs.

Portanto, na primeira fase, foi devolvido o dinheiro esquecido em contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível

 Mudanças

 Assim, o Banco Central decidiu implementar uma nova alteração para a consulta e saque do “dinheiro esquecido”. Portanto, para consultar ou sacar qualquer valor que tiver esquecido no banco, o usuário deverá entrar através de sua conta gov. Dessa forma, a mudança entrará em vigor no primeiro mês de 2023.

 Ademais, a conta deverá ser “prata” ou “ouro”, para garantir ainda mais segurança. O intuito é aumentar a segurança dos usuários e garantir que o dinheiro esteja sendo entregue para a pessoa certa, sem fraudes.


 Como realizar o cadastro Gov.br?

 Assim, para transferir o dinheiro esquecido, é preciso possuir um cadastro nível prata ou ouro na plataforma Gov.br. Veja o passo a passo:

Logar em sua conta no site Gov.br como o CPF e senha cadastrados;

No menu, clicar em “Privacidade”;

Clicar em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;

Em autorização de uso de dados pessoais clicar em “Autorizar”;

Aparecerá o nível de segurança de sua conta, geralmente as contas iniciam com nível bronze;

Será exibida uma lista de opção para “adquirir novas confiabilidades do gov.br”, entre elas estão a validação facial pelo Detran e também a biometria em outras bases do governo;

Através da validação do cadastro no internet banking da sua conta em banco também é possível chegar ao nível prata. Clicando em “Cadastro via Internet Banking do [nome do banco]”, e seguir os passos indicados pelo seu banco para o acesso.


 Outra opção é logar diretamente na conta do gov.br por meio do login do banco, que garante automaticamente a validação dos dados e a obtenção do nível prata:

Acessar Gov.br; 

Em “Outras opções de identificação”, clicar em “Seu banco”;

Em “Bancos credenciados”, selecionar o seu banco;

Caso o usuário seja cliente do Bradesco, por exemplo, deverá realizar os seguintes passos:
Clicar em “Continuar” quando aparecer a  mensagem “O site Gov.br quer acessar algumas informações de seu perfil”;

Informar os dados da conta bancária;

Acessar o aplicativo do Bradesco e selecionar “Chave de Segurança”;

Selecionar “Validação digital”;

Escanear  o QR Code e digitar o código gerado no aplicativo;

Digitar a senha do internet banking
Ler o termo de consentimento;

Clicar em “Autorizar”;

Irá aparecer uma mensagem “Autorização efetuada” e o usuário será redirecionado para o site Gov.br.


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...