Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Desfile cívico no Recife marca o Bicentenário da Independência do Brasil

Postado em 07/09/22
 
Tradicional celebração do 7 de Setembro ocorreu no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital de Pernambuco, com a participação do governador Paulo Câmara
 
A sociedade brasileira comemora, neste 7 de setembro de 2022, o Bicentenário da Independência. O desfile cívico que comemora este marco histórico nacional foi realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o comandante militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Richard Fernandez Nunes, conduziram as celebrações. 


“São 200 anos da Independência do Brasil, sabendo que temos muito o que fazer para termos o país que queremos. Precisamos trabalhar para diminuir desigualdades, avançar nas políticas sociais e ofertar mais emprego e renda para a população. É sempre importante comemorar esta data porque é com independência, democracia e justiça que iremos avançar em busca do país que queremos para o futuro”, enfatizou Paulo Câmara. 

 
O palanque das autoridades foi instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). O evento teve início às 7h30, com a revista da tropa pelo comandante militar do Nordeste. Já o desfile propriamente dito começou às 8h30 e foi aberto pelo Destacamento das Escolas e Entidades, que este ano reuniu 41 centros educacionais e entidades da sociedade civil.
 
Em seguida houve o desfile das tropas, quando o comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), general de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, apresentou o Grupamento de Desfile ao Governador do Estado. As tropas eram formadas por 320 militares da Marinha do Brasil, 1.095 do Exército Brasileiro, 320 da Aeronáutica, 620 da Polícia Militar de Pernambuco e 180 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

 
Após a passagem dos grupamentos a pé, o desfile motorizado reuniu 120 viaturas militares e 41 veículos civis, além de 45 conjuntos a cavalo do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso. 

Prestigiaram o desfile os secretários estaduais coronel Carlos José (Casa Militar), Humberto Freire (Defesa Social), Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos) e Gilberto Freyre Neto (executivo de Relações Internacionais); os comandantes da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Roberto Santana, e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, delegado Nehemias Falcão; e o gerente geral da Polícia Científica, perito Fernando Benevides. 


Fotos: Flávio Japa/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...