Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Carros não podem mais passar por processo de apreensão


Postado em 25/09/22

Desde 2016, quando aconteceram algumas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade de apreensão não pode mais ser aplicada

Mesmo com a Lei nº 13.281 aprovada e a revogação do inciso 4 do artigo 256, os condutores sabem que a penalidade continua nos dispositivos infracionais. Isso acaba confundindo os motoristas, que não sabem como reagir diante de uma situação como essa.


Ainda podemos encontrar no Código de Trânsito Brasileiro algumas infrações que citam a multa e a apreensão do veículo como penalidades, porém, para que isso pudesse acontecer, antes o condutor teria de ter seu direito de defesa.

Está presente no artigo 256 as penalidades que podem ser aplicadas aos motoristas em caso de faltas, entre elas estão a multa, a suspensão do direito de dirigir e também a cassação do direito de dirigir. A apreensão do veículo estava presente no artigo antes das mudanças. A partir de agora, um veículo só pode ser apreendido devido a um processo legal.

Quando um motorista é abordado, ele não está sendo multado, ele apenas recebe uma notificação. A cobrança da multa só acontece quando o condutor opta por não exercer seu direito de defesa.

Esse tipo de cobrança acontece em todos os tipos de penalidade, incluindo multa, suspensão e cassação, e isso sempre foi aplicado, exceto quando havia apreensão do veículo durante a autuação. Como o motorista, nestes casos, ainda não havia sido julgado, esse tipo de punição deixou de ser cabível.

Mas é importante mencionar que a apreensão de veículos é diferente da retenção e remoção. Apreensão de veículos é quando ele é retirado de circulação e o proprietário perde sua posse.


Já a retenção, é quando o veículo apresenta algum problema que pode ser resolvido, e quem o abordou o mantém imobilizado até que isso seja feito. A remoção consiste em remover o veículo do local quando ele não apresenta condições de seguir viagem com seu condutor.

Por isso é preciso entender que, sim, o veículo pode ser retido e removido quando acontece uma autuação, porém o condutor conta com prazo para buscá-lo. Diferentemente da apreensão, onde o condutor perde o direito pelo veículo. Em ambos os casos acontece um processo administrativo, em que o condutor tem o direito de ser julgado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...