Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe retoma projeto “Café com Poesia” com participação de jovens que vivem em abrigos

 Postado em 20/09/22 

Aberto ao público, o evento reunirá amantes da poesia, música e literatura e terá atividades nas várias formas de arte

Após uma pausa de dois anos por conta da pandemia da Covid-19, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma nesta quarta-feira (21), a partir das 9h30, o projeto “Café com Poesia”. Trata-se de um encontro com a arte, a poesia, a música, a literatura e as mais diversas formas de manifestação da cultura popular.  


O evento é aberto ao público e permite inclusive a quem se interessa em mostrar seu talento. Nesta edição, uma das novidades é a participação pela primeira vez de adolescentes do projeto 
“Alepe Acolhe”. Desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o programa oferece estágios nos mais diversos setores da Alepe aos jovens que vivem em abrigos com o objetivo de oferecê-los conhecimento, experiência profissional e oportunidades no mercado de trabalho.  

“A participação desses jovens visa estimular o interesse deles pela arte e pela leitura. Eles podem participar como ouvintes ou recitar algo de sua autoria. É opcional de cada um”, informa a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo.   

O “Café com Poesia” desta quarta terá a primavera como tema. A ideia é que os participantes apresentem em suas obras algo relacionado ao tema, mas a criatividade é a prioridade do projeto.  


Além da participação dos atendidos pelo “Alepe Acolhe”, haverá exposição de pinturas e fotografias do grupo Tear Digital e apresentação, participação especial de voz e violão de Laércio Lins e do coral da Assembleia, Vozes de Pernambuco. Representantes da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Pernambucana de Letras e grupos de cordelistas confirmaram presença no evento. 

“O encontro é gratuito e para o público em geral, de todas as idades. Todas as poesias e cordéis são bem vindos. As pessoas podem participar apresentando sua arte ou simplesmente desfrutando desse momento de troca de conhecimento” reforça Sirlênia.   

Talentos Diversos - Antes da pandemia, a biblioteca da Alepe abria espaço, uma vez por mês, para recital de poesia e leitura de cordéis, lançamentos de livros, exposições e bate-papo sobre arte e cultura. O projeto existe há 15 anos e, ao longo desse período, reuniu jovens talentos com veteranos da arte e da literatura. Já passaram pelo projeto nomes conhecidos de nossa cultura como o poeta Miró da Muribeca, falecido em julho deste ano, o escritor Jomar Muniz de Brito e a historiadora Marly Mota.   

Os encontros resultaram na produção do livro *
“Antologia Café com Poesia”, que reuniu mais de cem poesias de artistas e escritores locais. O material foi confeccionado pela Alepe em parceria com a editora de Pernambuco (Cepe).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...