Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

43º Festival de Violeiros de Gravatá celebrou a cultura popular e valorizou artistas da arte do repente em sua primeira noite


Postado em 04/09/22


Além das duplas de violeiros, público presente também desfrutou da arte do aboio e da declamação


Gravatá é um celeiro de artistas das mais diversas áreas. Música, dança, artes plásticas, fotografia, literatura, artesanato, movelaria e carpintaria são algumas das artes produzidas pelos gravataenses e dessa vez a arte valorizada é o repente no 43º Festival de Violeiros de Gravatá, que tem o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, e da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL.


O festival acontece no Mercado Cultural de Gravatá e apresentou, no sábado (03), seis duplas de violeiros de várias partes do Nordeste na primeira noite. O público atento aplaudia os candidatos a cada história contada em seus versos em sextilhas, heptassílabos e decassílabos, o que torna essa arte ainda mais difícil, pois além de sincronizar rima e melodia, canto e toque, a métrica é fundamental para que os versos sejam perfeitos.


Subiram ao palco as duplas Jaciel Rufino e Daniel Olímpio, Aldaci de França e Antônio Costa, Heleno Fragoso e Djalma Faustino, Roberto Raimundo e Eduardo Lopes, Erasmo Ferreira e Marivaldo dos Anjos, Cícero Justino e Evaldo Filho.


Sob a apresentação de Felizardo Moura, o festival também apresentou o aboiador Amâncio Sobrinho e os declamadores Djair Olímpio e Mikéssia Antoniele. Esteve presente o vice-prefeito e secretário da SECTURCEL, Júnior Darita.


O 42º Festival de Violeiros de Gravatá continua no segundo e último, neste domingo (04), com a seguinte programação:


Duplas do dia:
– Ivanildo Vilanova e Raulino Silva
– Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa
– Felipe Pereira e Severino Dionísio
– Luciano Leonel e Zé Albino
– João Lourenço e Hipólito Moura
– Sebastião Dias e Edvaldo Zuzu


Declamadores do dia:
Djair Olímpio e Espingarda do Cordel

Apresentação: Felizardo Moura

Horário: a partir de 20h

Local: Mercado Cultural de Gravatá, localizado na  Rua Sérgio Loreto – S/N,  Centro de Gravatá.
 
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...