Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Seminário sobre Educação Inclusiva é promovido aos professores da rede municipal de ensino

Postado em 23/08/22

Além disso, os profissionais do SERC e da Educação Inclusiva também estiveram presentes e puderam ter um dia enriquecedor

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC), promoveu um seminário com a temática “Educação Inclusiva em Foco para Garantir a Inclusão”, aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas da Rede Municipal de Ensino e os profissionais do SERC e da Educação Inclusiva.


Esse seminário faz parte da grade de programação da Semana da Pessoa com Deficiência, e tem o intuito de aperfeiçoar os professores que trabalham com alunos que têm algum tipo de deficiência, com a consciência de que a inclusão é a garantia para ser trabalhada.


Durante o dia, os presentes contaram com palestras enriquecedoras da psicopedagoga Solange Florencio, do conselheiro estadual representante da Sead, Roberto Barros, da diretora executiva do SERC e psicopedagoga Maria das Dores, e da coordenadora da Educação Inclusiva Amanda Monteiro. 


Temáticas como Inclusão Escolar: abrir caminhos onde há um caminho e Garantia de Direitos com as pessoas com deficiência foram trabalhados.


A palestrante Solange Florêncio, que é psicopedagoga, comenta o que será abordado em sua apresentação: “A abordagem principal é sobre a questão da criação de caminhos para inclusão escolar das pessoas com deficiência. Então, sabemos que existem caminhos a serem percorridos pelo poder público, pelos professores, por toda a sociedade civil, e a questão maior é garantir o acesso à permanência e o sucesso dessa criança, desse jovem que tem deficiência que é o público-alvo da educação especial na perspectiva inclusiva”.


Maria das Dores, secretária executiva do SERC, fala sobre a parceria com as políticas públicas: “Uma cidade inclusiva ela precisa ter pessoas que tenham atitudes inclusivas e o que estamos fazendo aqui hoje é isso, é ter uma atitude de que a gente  tem que colocar em prática o que significa inclusão, incluir. Quando o lema da Prefeitura diz compromisso com as pessoas e ontem na abertura nosso prefeito fez esse link de que é preciso que a gente olhe para esse público que cada vez estava sendo invisível, apesar de lutas para que eles se tornem visíveis. Essa luta vem através das famílias, profissionais, espaços públicos municipais que podem construir essa política municipal com o olhar e a escuta de todos os envolvidos e entre eles escutar a pessoa com deficiência porque estamos falando dela e é para ela que temos que construir esses caminhos”.


A secretária de Educação, Ninha Professora, fala sobre a educação presente e intensiva na inclusão da pessoa com deficiência: “Nós abraçamos essa causa e trouxemos para educação esse projeto que abraça as pessoas, que acolhe essas pessoas com deficiência e que está desenvolvimento esse trabalho aqui dentro do município de acolhida e de atendimento a essas crianças e é um trabalho que já está se espalhando. Quero parabenizar a equipe da educação inclusiva na pessoa de Amanda que é a coordenadora e esse trabalho é muito satisfatório pra gente e ver os pais trazer suas crianças e confiram essas crianças em nossas escolas”.


Também estiveram presentes nesse encontro a secretária de Educação, Ninha Professora, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o professor da ETE, Jader. 


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...