Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Sarau encerra a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Postado em 22/08/22

Homenagem ao revolucionário tenentista Cleto Campelo enriquece os conhecimentos do público presente

A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco em Gravatá teve seu encerramento na noite do sábado (20), com Sarau em homenagem ao revolucionário tenentista Cleto Campelo, no Museu Memorial de Gravatá. 


Música, poesia, história e arte misturadas num grande caldeirão de cultura gravataense marcou o final da tarde do público, com incentivo da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), deixou um gostinho de quero mais. 


O articulador desse evento e o assistente técnico da SECTURCEL, Lucas Alves, assessorado por Luan Henrique, à frente das atividades articuladas durante todo o evento, disse: “Este evento foi enriquecedor culturalmente e histórico para os gravataenses e apreciadores de boas histórias. A gestão do prefeito Joselito Gomes está de parabéns por sempre abraçar e possibilitar que aconteçam ações assim”.


O Sarau foi formatado pelo escritor e poeta Ricardo Vieira, que também é professor da rede municipal. “O Tombo do Tenente” foi o mote central, com a participação de diversos artistas da cidade como a Mestre Nilza das Bonequinhas da Sorte, Giga das mandalas, a poetisa Tais Santos, o senhor Cleto Campelo, descendente do tenentista revolucionário, mestre Martins e o poeta Luís Alladim.


Na ocasião, prestou-se uma homenagem póstuma ao professor Carlão, que nos deixou recentemente. A aluna Taynná Vitória e a professora Aline Chagas fizeram o público se emocionar homenageando a família de Carlão que se fez presente.


Júnior Darita, vice-prefeito e o Secretário de Turismo Cultura, Esportes e Lazer, ressalta que “Criado em 2008, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco está inserida nas comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17 de agosto e Gravatá foi um 31 municípios que promoveram diversas atividades durante o evento, tendo esse Sarau fechando com chave de ouro mais uma ação da Prefeitura de Gravatá e da Secretaria de Turismo”.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...