Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura realiza Exposição Nem Tão Doce Lar dentro do Agosto Lilás para conscientização sobre a violência contra a mulher

Postado em 11/08/22

Objetivo da mostra é levar aos gravataenses a visualização de um ambiente que pode conter traços de violência doméstica
 
Estamos no mês de agosto e durante esse período é vivenciada a campanha Agosto Lilás que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher, bem como a celebração da instituição da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos. Dentro dessa temática, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher – SECMULHER, realiza uma série de ações educativas e discursivas acerca dos direitos de quem sofre a violência, a punição para o agressor e como impedir que atos como esse aconteçam.


Por isso, em parceria com a ONG Pro Ludus – O Caminho, a gestão municipal realiza nesta quinta (11) essa ação educativa na Praça Rodolfo de Moraes. A campanha “Nem Tão Doce Lar”, da Fundação Luterana de Diaconia – FLD, que faz alusão à expressão “lar doce lar”, visa mostrar aos visitantes a percepção de elementos presentes dentro do ambiente doméstico que denotam a existência de violência doméstica.


A exposição monta ambientes que ilustram uma casa com cômodos que parecem ter passado por situações de embates violentos, com alguns objetos quebrados, brinquedos jogados, latas de bebida alcoólica, roupas rasgadas e muita bagunça com móveis jogados. A proposta é que quem visitar a exposição possa identificar no seu lar, ou em lares que porventura possa visitar, a existência ou não de violência doméstica.


A secretária da Mulher, Ester Gomes, que esteve presente com a equipe da SECMULHER e da Pro Ludus, ressalta a importância desse momento e detalha a ação. “A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, promove mais essa ação que está dentro das atividades alusivas ao Agosto Lilás e essa é uma metodologia, intitulada Nem Tão Doce Lar, que é uma forma de apresentar para a sociedade uma simulação de uma casa com sinais de violência. Essa metodologia visa fazer com que quem visite possa visualizar um ambiente hostil, pesado e com sinais do cometimento da violência doméstica e familiar. Essa iniciativa é uma parceria com a FLD – Fundação Luterana de Diaconia e com a Ong Pro Ludus – O Caminho.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...