Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Miopia avança e pode atingir metadeda população mundial até 2050


Postado em 24/08/22
 
Enquanto o mundo enfrenta há mais de dois anos as consequências da COVID-19, uma doença avança e pode atingir 50% da população até 2050. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a miopia é uma epidemia do século XXI e já atingiu 35% da população mundial em 2020. No mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões. No Brasil, há 59 milhões com essa condição.

 
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBPO) explica que a miopia consiste em um erro de refração no qual a visão sem correção (quando não são utilizados óculos ou lentes de contato) é melhor para objetos próximos do que distantes. O uso em excesso de telas de aparelhos como celulares e tablets, por exemplo, também pode favorecer o aparecimento de problemas na vista.
 
Uma das principais aliadas no tratamento à miopia (e outras doenças também, como hipermetropia e astigmatismo) é a cirurgia refrativa, que tem como objetivo corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) reduzindo ou eliminando a necessidade do uso de óculos e/ou lentes de contato.
 
A oftalmologista Adriana Falcão, do Hospital Santa Luzia, unidade referência em oftalmologia da Rede Vision One, destaca a importância do procedimento. “Na maioria dos casos deixa o paciente totalmente independente dos óculos”, afirma. A oftalmologista ressalta que alguns cuidados devem ser tomados. “Durante a consulta pré-operatória acompanhada, da realização de exames complementares, avaliamos se o paciente apresenta indicação para realização do procedimento”, esclarece. “Havendo indicação e sendo recomendada a técnica correta para cada paciente, o resultado é fantástico”, garante.

 
A cirurgia refrativa pode ser realizada através de diferentes técnicas cirúrgicas, com o objetivo de reduzir ou eliminar o uso de óculos e lentes de contato. O procedimento pode ser inclusive coberta pelo plano de saúde, desde que o paciente atenda aos requisitos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
Quem pode fazer a cirurgia
 
Todos os pacientes acima dos 21 anos, que apresentem grau estável (mudança de até 0,50 dioptria por ano), estão aptos a realizar os exames pré-operatórios para a cirurgia, os quais avaliarão o formato e espessura da córnea, assim como a presença de outras patologias oculares. Córneas muito finas ou com formatos alterados não devem ser submetidas ao tratamento. Se a córnea apresentar algum tipo de degeneração ou ectasia, a cirurgia pode ser contra-indicada.
 
O grau pode voltar?
 
É muito improvável que ocorra o retorno do grau desde que sejam respeitadas as normas corretas para indicação da cirurgia, bem como tomados os cuidados adequados tanto no pré como no pós-operatório. Pois para garantir que o alto índice de sucesso do procedimento se converta em um quadro definitivo da visão, é preciso transitar por uma equação que envolve idade, estabilidade do grau ocular e um conjunto de recomendações.

 

Técnicas mais utilizadas
A cirurgia refrativa pode ser realizada por diversas técnicas. As mais usadas são o PRK (ceratectomia fotorrefrativa) e o LASIK (laser assisted in situ keratomileusis). Com o primeiro, é realizada uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais superficial), e então é aplicado o laser, corrigindo o grau do paciente. Já no LASIK, o médico cria o flap corneal, cortando uma fina camada da córnea com o laser (laser de femtosegundo). Depois, outro laser é utilizado para a correção do grau.
 
Pós-operatório
 
Normalmente, o pós-operatório da cirurgia refrativa é relativamente tranquilo, sem necessidade de internação, apenas tomando os cuidados prescritos pelo especialista responsável.
 
A recuperação da cirurgia refrativa é diferente para cada paciente e depende de cada técnica utilizada. O paciente percebe melhora na visão logo após o procedimento, porém a recuperação total acontece cerca de três meses depois da cirurgia. A estabilização da visão pode ocorrer antes.
 
Em alguns casos, o paciente deverá usar lentes de contato terapêuticas e colírios para que os olhos se recuperem bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...