Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Fim de semana teve muita cultura com Sarau Artístico e Cultural Itinerante em Gravatá

Postado em 01/08/22

Reunião artística valorizou setores da cultura gravataense

Aconteceu no último sábado (30) o Sarau Artístico e Cultural Itinerante do Museu Memorial de Gravatá. A reunião artística, realizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, tem como objetivo valorizar a cultura dos artistas e amadores da arte gravataense, dar visibilidade à arte produzida no município, seja ela qual for, e trazer aos munícipes uma consciência coletiva sobre a importância de viver e valorizar as manifestações artísticas de sua terra.


Realizado no Casarão 245, imponente casario remanescente do início do século passado, essa não foi a única edição do sarau, mas apenas uma delas, pois a gestão do prefeito Joselito Gomes irá levar cada vez mais cultura aos moradores da cidade e visitantes com este evento que é itinerante e contemplará mais locais e mais pessoas.


A noite contou apresentação dos mamulengos do Mestre Galdino e com exposição do artista entalhador de madeira Roberto Pacheco, gaúcho que vive em Gravatá há sete anos e que fala sobre sua entrada na arte. “Em primeiro lugar é a cidade que me acolheu, há uns sete anos e tem sido muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos nessa parte artística. Eu já tenho uma trajetória como psicólogo, como professor universitário e um pouco como escritor, mas a descoberta dessa possibilidade de eu fazer esculturas surgiu aqui em Gravatá no meu encontro com a realidade daqui, pos ser um polo moveleiro e eu ver o desperdício dessas árvores amazônicas, dos retraços, que são sobras da floresta amazônica, que é utilizado pra matéria-prima dos móveis indo pro fogo. Então pra mim, transformar o que pra outros é lenha, é lixo, transformar isso em arte é uma mensagem de educação ambiental para as novas gerações. Então pra mim a importância do trabalho é essa.”


O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, fala da importância da retomada dos saraus no município. “Importantíssimo o resgate dos saraus, é nele que aflora os mais variados setores da cultura popular e da cultura erudita. Estamos tentando mesclar todas as facetas da cultura e da arte aqui através dos saraus e o Sarau Artístico e Cultural do Museu Memorial de Gravatá, com sua característica itinerante, focando em cima do casario remanescente da passagem por Gravatá do prefeito Joaquim Didier, e gente tenta com isso também resgatar essa importante memória afetiva da cidade através da memória arquitetônica, artística e cultural. Nos próximos saraus vai haver declamações, cantorias, todos os segmentos da arte, porque a função é essa: é trazer os artistas pra participarem voluntariamente e mostrarem o seu trabalho e também os amadores que eventualmente tenham uma poesia, tenham uma música, tenham algo pra expor também se juntarem a nós e a gente quer plantar essa semente que deve valorizar muitas outras ações na cultura e na arte de Gravatá. E nós teremos a continuação dos saraus por ocasião da semana do Patrimônio Histórico e Artístico Pernambuco e nós teremos a segunda edição do sarau no museu Memorial de Gravatá no dia 18 de agosto, que é a 15ª Semana do Patrimônio de Pernambuco.”


Estiveram presentes o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, e o proprietário do Casarão 245, Hilton Pimentel.


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...