Postado em 16/08/22
Um discurso curto, com bom poder explicativo e potencial mobilizador para um público estratégico. O ex-deputado federal e suplente da candidatura ao Senado pela Frente Popular, Silvio Costa, ressaltou, junto aos mais de cem prefeitos aliados que estiveram reunidos nesta segunda-feira (15), que o candidato a governador Danilo Cabral (PSB) é o único entre os postulantes que ainda não disputou uma campanha majoritária, ou seja, para o Executivo. Dos cinco candidatos colocados nesta eleição em Pernambuco, ressaltou ele, três já foram prefeitos e uma foi candidata à prefeita, e todos eles trazem consigo o recall de disputas anteriores. Ou seja, para usar termo técnico usado por pesquisadores, seus nomes são lembrados por campanhas anteriores.
Significa que Danilo tem muito espaço para crescer junto ao eleitorado. Segundo Costa, este cenário ganha forma ao se tornar conhecido, com o início da propaganda eleitoral e quando o eleitor souber que o candidato à Presidência Lula reafirmou, em quatro cidades do estado, que o candidato de Lula é Danilo.
Silvio Costa lembrou do caráter municipalizado de toda eleição, onde se vê uma clara divisão entre eleitores do lado A ou B, e da importância do prefeito. Destacou a importância da lealdade. Ele comparou o estágio atual da campanha de Danilo à de 2014, quando no domingo anterior ao acidente do ex-governador Eduardo Campos (no mês de agosto), saiu à época uma pesquisa da disputa entre os então candidatos Paulo Câmara (hoje governador) e Armando Monteiro. Naquela ocasião, Paulo estava em torno do mesmo patamar estatístico nas pesquisas se comparado ao de Danilo hoje.
Conclamando os prefeitos a fazerem a "pedagogia" e a conquista do voto por meio da explicação e convencimento, Costa lembrou que, “do mesmo jeito que tem risco ao pilotar um avião, há risco para pilotar o grande estado de Pernambuco, o grande Leão do Norte” e frisou que “tem o maior respeito a todos os candidatos, mas política é escolha”.
Foto: Marcus Mendes
Comentários
Postar um comentário