Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Cristina Braga abrilhanta a segunda noite da 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá

Postado em 20/08/22

Público presente estava encantado com a apresentação da harpista que esbanjou técnica e sentimento em sua apresentação

Hoje se consolidou a segunda noite da 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá, apresentado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com realização da Virtuosi Sociedade Artística.


A Igreja Matriz de Sant'Ana virou palco dos concertos e na noite desta sexta-feira (19) a harpista pioneira, Cristina Braga, abrilhantou a noite do público presente e deu um show no que há de melhor na música clássica.


As peças e compositores escolhidos para montar seu repertório foram a Ozaniná do Tradicional Canto Pareci, Sol com Chuva de C. Braga (1966) e R.Medeiros (1953), Carolan's Concreto de Tourlough O' Carolan (1670-1738), The Last Rose of Summer de Tradicional Celta, Cio da Terra de C. Buarque (1944) e M.Nascimento (1942), Santa Morena de Jacob do Bandolim (1918-1969) e Itabaiana, Melodia Sentimental, Veleiro, Trenzinho do Caipira de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).


O público presente prestou bastante atenção enquanto seus dedos deslizavam pelo instrumento com muita técnica e sentimento. Ao fim de sua apresentação, foi aplaudida de pé por todos. 


Vale destacar que a harpista pioneira colocou a harpa em outro patamar no Brasil ao transitar livremente pela música popular e pela clássica. Primeira Harpista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no período 1993-2016, possui extensa discografia com mais de 17 álbuns. Como um membro do quinteto instrumental Opus 5, Braga gravou CDs que foram lançados internacionalmente. Em 1992, ela ganhou o concurso Medalha de Ouro, promovido pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1995, Braga participou do Songbook Instrumental Antônio Carlos Jobim, no qual interpretou, com Mário Sève, a música "Deus e o Diabo na Terra", de Tom Jobim.


Apaixonado por música boa, Sr. Severino Zeferino Vilar, professor aposentado, morador da cidade de Escada, comenta sobre esse evento: “Eu gosto muito de música e é uma oportunidade de ver uma artista hoje, e o Edson Cordeiro no próximo sábado. Nós faremos o possível para vir. Estamos satisfeitos com o resultado que vimos aqui hoje”.


Admiradora e fã da harpista Cristina Braga, Melissa de Menezes tem 12 anos e fala como se sentiu ao assistir sua artista: “Eu gostei muito, porque eu nunca vi ninguém colocar tanto sentimento em uma música. Foi muito lindo e eu consegui imaginar exatamente o que ela queria que eu visse. Então, eu gostei demais”.


Para Cristina Braga, harpista, é um prazer participar desse evento numa cidade tão espetacular: “Uma alegria imensa. A Ana com esse esforço de levar adiante todo esse trabalho do Rafael, as coisas boas a gente tem que perpetuar e a música é capaz de transformar a arte, ela é educação em outra dimensão. Em apenas uma hora, em apenas um som você é capaz de transformar tanta coisa dentro de você e é muito importante que as pessoas tenham contato com a música”,disse.

O festival segue pelos dias 20 e 21 de agosto com a seguinte programação:

Sábado (20): às 11h - apresentação do pianista gravataense Luis Felipe Oliveira

Sábado (20): às 20h30 - apresentação do contratenor Edson Cordeiro acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Nilson Galvão

Domingo (21): às 11h - apresentação do grupo Flauta de Bloco


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...