Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

A ‘suada’ recompensa de quem une o conhecimento ao esporte

Postado em 18/08/22

Universidade de Fortaleza é reconhecida pelo seu investimento esportivo, trazendo diversos benefícios aos alunos que buscam ser atletas

Um dos principais pilares da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, é o alinhamento do ensino e aprendizagem com a prática esportiva. A Unifor desenvolve projetos que incentivam o esporte como base para a vida pessoal e profissional, além de contar com o Parque Desportivo, um dos mais modernos do País.


No espaço de referência esportiva, os estudantes podem encontrar diversos equipamentos. Dentre eles, estão Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis, os campos de futebol oficial e de futebol society, Academia Unifor e Estádio de Atletismo – que recebe eventos nacionais e internacionais, sendo certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Em 2020, a Unifor foi classificada como a terceira mais eficiente dentre mais de 250 Instituições de Ensino Superior no Brasil que participam das competições universitárias. Na ocasião, a Universidade ainda teve três de seus alunos-atletas reconhecidos na categoria “Melhores do Ano” em diferentes modalidades.

Benefícios de ser Atleta Unifor

Ser atleta na Universidade de Fortaleza abre um universo de benefícios e oportunidades aos estudantes. Discentes da instituição podem rodar o Brasil para disputar competições universitárias, criando laços para além da sala de aula e desenvolvendo experiências profissionais no esporte.

O professor Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), comenta os benefícios do esporte na Universidade (Foto: Ares Soares)

Além disso, esta é uma possibilidade de adoção de hábitos saudáveis no cotidiano. "Uma grande função do esporte no meio acadêmico é despertar nos estudantes o interesse nas práticas regulares de atividade física, sendo um vetor transformador de saúde", pontua Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD).

Os alunos têm à disposição uma estrutura completa, com equipamentos eficientes e modernos que viabilizam práticas de alto rendimento. Tudo isso com suporte e auxílio da DAD.

As vantagens também são financeiras: A Unifor, em apoio e incentivo ao esporte, disponibiliza bolsas de 20% a 100% de desconto destinadas aos alunos-atletas da Universidade.


Uma experiência enriquecedora

Bruna Gonzaga é estudante do curso de Psicologia e atleta no time de vôlei da Unifor desde 2018, mesmo ano em que iniciou a graduação. Por ser aluna-atleta e ter bom desempenho acadêmico, ela é contemplada com uma bolsa de estudos, um dos muitos benefícios que o esporte lhe trouxe.

"Sem dúvidas, a disciplina e organização são pontos que me trouxeram muitos valores. A rotina esportiva me influenciou para sempre buscar cumprir com o planejado. Outra questão que desenvolvi foi saber agir sob pressão. Por ter vivido tanta carga emocional nas quadras, eventos, como apresentação de seminários, não me atingem profundamente", ressalta.

"Todo o esforço faz com que a gente dê mais valor a cada conquista. Cada dez em avaliações ou campeonatos vencidos, vale muito mais. Tem um gosto muito melhor sabendo que foi tudo de verdade, foi tudo o seu suor", ela compartilha.

Durante sua trajetória como atleta da Unifor, Bruna colecionou diversas conquistas, principalmente nos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Em 2019, fez parte do time que foi campeão brasileiro.

Seleção de novos atletas

Durante o mês de agosto, a Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) realiza a seleção para novos atletas da Universidade de Fortaleza. Estão abertas vagas para as seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, lutas e vôlei.

Os estudantes interessados em participar da seletiva devem conferir os horários e dias da semana, e comparecer uniformizados de acordo com a modalidade escolhida, conforme especificado abaixo.

Atletismo: segunda, quarta e sexta-feira, de 14h30 às 17h (Pista de Atletismo)

Lutas: segunda, quarta e sexta-feira, de 11h às 13h (Sala Multifuncional - Ginásio Poliesportivo)

Basquete Masculino: terça-feira, de 20h15 às 22h15 (Ginásio Poliesportivo - Quadra B)

Basquete Feminino: terça-feira, de 19h às 20h45 (Ginásio Poliesportivo - Quadra B)

Futsal Masculino: sexta-feira, de 11h às 13h (Ginásio Poliesportivo - Quadra A)

Futsal Feminino: segunda e quarta-feira, de13h30 às 15h (Ginásio Poliesportivo - Quadra A)

Vôlei Masculino: quarta-feira, de 12h30 às 13h20 (Ginásio Poliesportivo - Quadra C)

Vôlei Feminino: quinta-feira, de 19h30 às 22h15 (Ginásio Poliesportivo - Quadra C)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...