Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

12º Festival Virtuosi Gravatá arrebata corações com terceiro dia de concertos

Postado em 21/08/22

Programação diurna e noturna trouxe a fina flor da música clássica aos gravataenses e visitantes

O espetáculo não pode parar e ele segue com harmonia, melodia e muito sentimento na Suíça Pernambucana. O Festival Virtuosi Gravatá proporcionou um dia de concertos arrebatadores no último sábado (20), com apresentações que prenderam a atenção do público do início ao fim.


Pela manhã foi a vez do pianista Luis Felipe de Oliveira dar seu show. Gravataense, o artista de 25 anos é bacharel em piano pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e atualmente estuda na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne em Coimbra, Portugal. Com uma carreira ainda recente, Luis Felipe já conquistou prêmios importantes, a exemplo do 1º lugar no Piracicaba International Piano Concerto Competition (2017), 1º lugar no Mozart Special Prize (2022) e 1º lugar no 13º Concurso Internacional Piano Edna Basseti Habith, dentre outras.


À noite foi a vez do contratenor Edson Cordeiro encantar o público na Igreja Matriz de Sant’Ana. O consagrado artista trouxe peças que são amadas pelo público, como “Granada”, do compositor mexicano Augustín Lara, “Habanera” (da ópera Carmen), do compositor francês Georges Bizet, “Ave Maria”, de Johan Sebastian Bach e Charles Gounod. Acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Nilson Galvão, Cordeiro ainda fez uma homenagem aos compositores e cantores pernambucanos com a apresentação de “De Volta Pro Aconchego”, canção de Dominguinhos e Nando Cordel que compartilhou com as vozes da plateia.


O concerto da noite foi dedicado ao maestro Rafael Garcia e, antes da apresentação, foi exibido um breve documentário sobre sua vida que emocionou a todos os presentes. O maestro Nilson Galvão estava muito emocionado, pois foi aluno de Garcia e esteve à frente da orquestra no mesmo palco que seu mestre, homenageando-o. Para ele, “ninguém vai assumir, esse lugar é dele e eu fico grato que a professora Ana Lúcia tenha confiado em mim para reger esse concerto, mas de fato não tem como substituí-lo. O maestro tinha uma forma e um jeito que a gente não tem como substituir. Fico muito feliz, pois esse é um festival que tem uma importância muito grande, tem uma história muito importante pra mim.”


Encantado com o espetáculo, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, ressalta que “é uma sensação de dever cumprido ver um espetáculo dessa magnitude aqui no Virtuosi, na Igreja Matriz de Gravatá, e juntamente com o prefeito Joselito Gomes nós tivemos a grande satisfação de receber esse espetáculo de volta e democratizar a arte erudita, fazendo com que as pessoas se emocionem, aplaudam. O show foi épico.”


A programação segue para o último dia, no domingo, com o grupo Flauta de Bloco, às 11h.


Esteve presente o chefe de Gabinete Lucas Noia.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...