Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Via Centro de Compras de Gravatá é entregue a comerciantes e clientes após passar por revitalização

Postado em 05/07/22

Espaço que liga corredor onde ficam Mercado Cultural e Feira Livre e a Praça da Matriz recebeu cuidados que deixaram o local muito charmoso e aconchegante

Os 24 comerciantes e cerca de 90 funcionários das lojas da Via Centro de Compras comemoraram a entrega do novo espaço que passou por obra de revitalização por parte da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, e que ganhou pórtico nas duas duas entradas da rua. 


O prefeito da cidade, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, prestigiaram a inauguração, na noite da segunda (04), que contou com a presença dos empreendedores e funcionários das lojas do local, além de funcionários da Prefeitura.


A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura de Gravatá, Bruna Carvalho, explicou o que foi feito na Via Centro de Compras. “Aqui, a gente tinha um espaço que frequentava carro, moto, então ficava inviável para os próprios clientes acessarem as lojas. Apesar de não ter fluxo de veículos aqui, as pessoas estacionavam. Com o incentivo dos lojistas, foram implementados bancos, humanizamos com as caqueiras de plantas, então toda essa humanização fez com que todos os lojistas se apropriassem da rua e tivessem mais zelo. Com isso, conseguimos ver essa transformação e toda a cidade vê esse local com diferencial”. 


Jailson Cavalcanti é comerciante na rua há 20 anos e trabalha com artigos religiosos e papelaria. Ele relembrou que “essa conversa surgiu da insistência do nosso amigo Fernando de Carvalho e todos os comerciantes compraram a ideia dele, porque a gente via um setor bom, bonito, produtivo, porque aqui é uma rua onde circulam muitas pessoas e é uma rua que liga acesso a supermercados, feira livre, escola, é perto da Matriz, e tinha muito acesso de carros, motos, bicicletas, gente que usava o espaço de forma irresponsável. Começamos a nos juntar para enfeitar a rua nas festas, como São João, e as pessoas foram tomando consciência sobre essa rua. Hoje a gente ama a rua, cuida dela, as pessoas vêm aqui descansar depois de circular pela cidade, à tarde aqui é gostoso e tudo está fluindo por causa da nova gestão, que está dando um olhar diferenciado, o que a gente não tinha antes”.    


Apesar do nome da rua ser Padre Joaquim Cavalcanti, as pessoas conhecem como Rua do Centro por causa do Centro Desportivo Gravataense - CDG. Além disso, é uma rua que corta o norte e o sul do centro comercial da cidade.


O comerciante Fernando de Carvalho falou entusiasmado que “a realidade é que o prefeito Joselito Gomes é muito comprometido com Gravatá. Para não ficar subjetivo, ele não é comprometido só com a cidade, mas com as pessoas: comerciante, pequeno empresário, funcionários, todos envolvidos aqui. Ele e a esposa, Viviane, vieram conhecer nossa realidade e trouxeram secretários, arquitetos, mostrou que está empenhado em conhecer nossas dificuldades e tentar colaborar. Fiquei muito grato por isso”. 


O prefeito Joselito Gomes considerou que “foi um primeiro passo dado no sentido de organizar esse espaço, deixá-lo mais agradável e atraente, para que o cliente se sinta mais confortável, podendo fazer suas compras com tranquilidade e segurança. Outros espaços comerciais aqui do centro da nossa cidade terão essa mesma proposta. Os comerciantes sentem essa necessidade e a gestão está nessa sintonia com essa necessidade e juntos vamos construindo esse caminho de melhoramento de alguns espaços, facilitando a vida dos comerciantes das pessoas de Gravatá e de fora que gostam de estar aqui admirando e fazendo compras”.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...