Postado em 08/07/22
Cerca de 80 profissionais da rede municipal de ensino tiveram momento enriquecedor que vai ajudá-los no dia-a-dia com seus alunos
Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Capacitação em Saúde de Pernambuco (CCS), promoveu uma palestra enriquecedora e de suma importância aos profissionais da educação inclusiva que vai ajudá-los a utilizar conhecimentos da ABA nas escolas.
A ABA é uma análise do comportamento aplicada utilizada para o tratamento de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Além disso, tem o intuito de ajudar a ampliar a capacidade de comunicação e melhorar a interação com outras pessoas.
Cerca de 80 profissionais da educação inclusiva, divididos em duas turmas, participaram deste momento comandado pela analista comportamental e fonoaudióloga, Valência Marinho.
Para Valência é de suma importância trazer conhecimentos aos profissionais. “A Análise comportamental hoje é uma ciência que trabalha muito com as mudanças dos comportamentos não só dos alunos especificamente, mas que professores que trabalham com a educação inclusiva, mas também com os comportamento dos alunos de maneira geral. Então, para ajudar o professor a entender não só o comportamento do aluno, mas o seu próprio comportamento dentro da sala de aula, se está ajudando ou se está prejudicando a aprendizagem daquele aluno”, disse.
Ubiraneide Maria, professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), comenta que: “Eu já estou há 6 anos atuando como professora de AEE. Só vimos avanços e a gestão está de parabéns, Amanda Monteiro é uma coordenadora sensacional que faz o possível e impossível. Nós só temos a agradecer. Estamos muito satisfeitos e nossas crianças só têm tido avanços e a prova disso são os relatos familiares, da própria gestão e de todo mundo que está envolvido. Só tivemos a ganhar”.
Presente neste momento, a coordenadora da Educação Inclusiva, Amanda Monteiro, fala sobre trazer cursos e palestras a estes profissionais: “Hoje estamos aqui para fechar o semestre letivo de 2022 com chave de ouro com esse curso introdutório a ABA que é uma ciência que analisa o comportamento que é aplicada especialmente para estudantes, para pessoas com autismo e como temos uma demanda crescente na nossa rede, então firmamos essa parceria com a CCS Cursos, trouxemos a grande Valéria Marinho para dar esse curso aos nosso profissionais, inicialmente os profissionais da educação inclusiva. Mais uma vez colocando que a gestão municipal, ela tá firma com o compromisso em formar os profissionais porque a formação, o conhecimento é necessário para que tenha sucesso e que dê certo. Então é o nosso compromisso, é o compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário