Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Distrito de Avencas encerra São João da Gente de 2022

Postado em 05/07/22

O Arraiá da Felicidade foi até as comunidades e distritos de Gravatá levando cultura e alegria ao longo de 15 dias

O São João da Gente, festa promovida pela Prefeitura de Gravatá, não teve esse nome por acaso. 


No passo e compasso das quadrilhas juninas, na alegria de adultos e crianças, na cultura nordestina reverenciada, nas comidas típicas e nos sorteios de brindes, tudo foi vivido de forma intensa pela população de Gravatá nas festividades descentralizadas ao longo de 15 dias, com a disposição de quem esperou dois anos ansiosamente pela festa tradicional nordestina. 


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, marcou presença em todas as edições do São João da Gente.


Avencas recebeu a festa, no domingo (03), e contou com o protagonismo dos moradores do distrito e região, que aproveitaram bem as atrações no encerramento do São João da Gente 2022. 


Primeiro, Léo do Acordeon recepcionou todos com o forró pé de serra, estilo que esteve presente em todas as noites da festa.


As quadrilhas juninas Sivuca, Portal do Agreste e Junina Traquejo dançaram, cantaram e contagiaram o público com o mesmo entusiasmo e a mesma entrega do primeiro dia de apresentação. 


O quadrilheiro Jaciel Joaquim, de 27 anos, autônomo, falou em nome de todas as quadrilhas. “Foi muito gratificante participar do São João da Gente, quero agradecer o apoio da Prefeitura de Gravatá e a gente faz quadrilha para o público e claro que essa iniciativa foi maravilhosa, de levar a festa para os bairros e distritos para alegrar as pessoas. Graças a Deus, esse ano, as quadrilhas puderam voltar a ativa e esperamos estar aqui novamente no próximo ano”


A estudante Maria Heloísa, 8 anos, opinou sobre a festa. “Achei esse São João muito bom e a prefeitura está sendo ótima. É uma das minhas festas favoritas, brinquei na fogueira com meus amigos. Sou muito apaixonada por esse São João de Gravatá”, declarou a menina, que é filha de um dos quadrilheiros gravataense. 


A empresária Marinês Beserra, 42 anos, mora em Gravatá e fala como foi o São João dela na cidade. “Curti mais o polo que tinha as casinhas, a decoração, foi perfeito. Não aproveitei bem o pátio, porque estava doente, mas as atrações escolhidas foram muito boas. Gosto muito do São João e viemos prestigiar essa festa aqui em Avencas também”. 


A dona de casa Fabiana Souza, 35 anos, é nascida e criada em Avencas. Ela declarou que “é uma animação para a comunidade, pois a gente nunca tem festa comemorativa. Estava com muita saudade do São João, depois dos dois anos de pandemia, e a festa está linda”.


O estudante Manuel Caíque Lima, 15 anos, é morador da divisa entre os municípios de Gravatá e Passira e aproveitou o São João da Gente. “Eu gostei muito da festa, achei que foi interessante para Avencas, pois aqui era uma área esquecida. Como eu não pude aproveitar a festa na cidade, acho que a prefeitura acertou demais em trazer esse divertimento para cá”.


José Ximenes, administrador distrital de Avencas, disse: “temos que agradecer ao nosso prefeito, Joselito Gomes, e é um prazer muito grande ter o último São João da Gente aqui em Avencas. Depois de dois anos sem festa, ter o povo comemorando, vibrando, só temos a agradecer a todos”.


O prefeito Joselito Gomes agradeceu a participação das pessoas e a dedicação de quem trabalhou para que a festa acontecesse. “O São João da Gente foi realmente um sucesso. Houve uma resposta muito positiva por parte da população com a realização dessa festa, que percorreu alguns bairros da cidade e os distritos. Aqui em Avencas foi mais um momento muito especial, com a presença das pessoas. Aproveito o momento para agradecer de coração a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização do São João da Gente. Esse projeto vai continuar, porque nosso compromisso é com as pessoas”.  

Estiveram presentes ainda o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e o executivo da pasta, Alex Andrade, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira, e os vereadores Nego Suíno e Bruno Sales. 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...