Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Segunda noite do Polo da Sanfona garante diversão de quem foi para o São João no Sítio e atrai grande multidão


Postado em 20/06/22

Atrações formadas por grandes nomes da música pernambucana trouxeram o melhor dos ritmos tradicionais, como forró, xote, baião e até frevo

Quem chegou cedo com a família para aproveitar a charmosa cidade cenográfica do São João no Sítio, neste sábado (18), pôde ter contato com uma cultura que já existe desde o século XVIII. 


A Associação de Bacamarteiros Pé de Serra, que atualmente possui 27 integrantes, foi fundada em 2004, por José Teixeira. O grupo realizou disparos em área segura e mostrou o verdadeiro show de cultura aos presentes.


Pouco tempo depois, foi a vez do palco do Polo da Sanfona animar quem veio aproveitar os brinquedos e a Praça de Alimentação da cidade na Avenida Joaquim Didier.


Entre eles, estavam o auxiliar de escritório, Paulo de Azevedo Mangabeira, de 51 anos, e a esposa dele, a dona de casa Ivanilda Teixeira de Araújo, de 42 anos, que falaram desse polo. “Gostamos muito de prestigiar esse local e deveria haver mais espaço para esse tipo de forró, o pé-de-serra, tradicional, apoio muito essa ideia. Achei essa iniciativa da prefeitura muito bacana”.   


O primeiro a subir no palco foi o cantor e compositor Don Tronxo, com a participação de Tio do Acordeon. O artista, que nasceu na Paraíba, mas é pernambucano de coração,  comentou sobre esse momento. “Para mim é uma maravilha tocar aqui. Participar deste São João depois desse tempo todo parado, quase três anos de pandemia, e agora estamos de volta. O prefeito Joselito fazendo uma grande festa, convidou quase todos os artistas de Gravatá, o que é maravilhoso, palco maravilhoso, o som, vocês da organização, eu só tenho a agradecer ao prefeito Joselito Gomes, à primeira-dama, Viviane Facundes, ao deputado estadual, Waldemar Borges, meu amigo de muitos anos, Luciana Santos, enfim, pessoas que contribuíram para que tudo isso acontecesse”. 


Em seguida, foi a vez de Beto Hortis deixar ninguém parado. Com sua sanfona afiada, trouxe músicas como “Xote das Meninas”, “Onde Canta o Sabiá” e “É proibido cochilar”. Ele convidou ao palco do Polo da Sanfona o maestro Adelson e abriu espaço para outro ritmo autêntico pernambucano: o frevo. 


Beto chamou ao palco, também, o cantor oficial do Galo da Madrugada, Gustavo Travassos, que convidou todos para participar da Zabumbada da Serra, próximo sábado (25), a partir das 17h, no Polo Moveleiro. O evento tem apoio da Prefeitura de Gravatá. 


Após Beto Hortiz, a mineira-pernambucana Irah Caldeira trouxe a fortaleza feminina no forró e cantou grandes sucessos, como “Riacho do Navio”, de Luiz Gonzaga. O ápice do show foi a música “Frevo Mulher”, quando uma explosão de alegria tomou conta de toda a avenida. Ela agradeceu a oportunidade de fazer show no Polo da Sanfona. “Estou me sentindo muito honrada em participar desta festa aqui e depois de tempos tão difíceis. Acho precioso esse momento de retomada. Estar em Gravatá de novo, principalmente neste polo, marcou muito minha vida por causa dos encontros com as quadrilhas juninas, que ainda hoje me acompanham, colocam músicas minhas no repertório delas, músicas que eu interpreto e quero aproveitar a oportunidade e agradecer à Prefeitura de Gravatá por esse convite de estar aqui de novo com vocês e de uma forma muito especial às quadrilhas que propagam o que a gente faz”.


Encerrando as atividades do Polo da Sanfona deste sábado (18), o caruaruense Israel Filho e Banda, que foi o primeiro pernambucano ganhador do Prêmio Sharp de Música 90, subiu ao palco e não deixou a animação cair. Entrou logo com “A Fogueira tá queimando”, e cantou músicas como “Ai que saudade d'ocê” acompanhado do balé multicolorido com muita desenvoltura.


De acordo com a coordenadora do Polo da Sanfona, Thamires Ferreira, “o polo Forró no Sítio tem uma estrutura montada que relata o cenário bem cultural. Hoje a vila é típica como um forró no sítio. Aqui, temos a cultura pernambucana com o forró raiz, então quem gosta desse ritmo, vem pra cá! A programação foi escolhida a dedo, são todos pernambucanos, valorizamos os artistas gravataenses e todas as tardes temos apresentações culturais: banda de pífano, bacamarte, e tudo funciona até 1h”. 


E haja forró, e haja dança, e haja cultura. Na próxima semana tem mais. Dessa vez, a festa recomeça na quinta (23), véspera de São João. Vem pra cá para o Arraiá da Felicidade de Gravatá!



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ana Paula Figueirêdo, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...