Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria de Educação realiza 12º Concurso Ler Bem


Postado em 12/06/22


ASPA promove este concurso que tem intuito de incentivar a leitura dos alunos da rede municipal de ensino

Nesta sexta-feira (10), aconteceu a primeira fase do 12º Concurso Ler Bem promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), no auditório da secretaria da pasta de forma presencial e remota. 


Este concurso tem o objetivo de desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores a todos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, com idade máxima até 10 anos, das escolas públicas municipais, devidamente matriculados no corrente ano letivo.


A mesa de jurados foi composta pela coordenadora do Censo Escolar, Carolina Pereira, pela diretora do PME, Ana Catharina, pelo assistente de Direção de Ensino, Danilo Torres, pela coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Isana Fonseca, e pela coordenadora Escolar, Andreia Carla. 


Neste primeiro momento 16 alunos participaram do concurso realizando a leitura de textos de gêneros diversos selecionados pela Secretaria de Educação. Em seguida, seis alunos, divididos em dois grupos, foram escolhidos e classificados para a seguinte etapa. Compuseram o primeiro grupo: Alejandro Teixeira da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva (terceiro lugar); André Gabriel da Escola da Serra (segundo lugar); e Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (primeiro lugar). Já o segundo grupo foi formado por: Luana Ester da Escola Monsenhor José Elias de Almeida - CAIC (terceiro lugar); Ricardo Wermison da Escola Cônego Eugênio Vilanova; e José Guilherme da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa (primeiro lugar). 


Obedecendo aos critérios de espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação, os três classificados para a final desta 1ª fase foram: Ricardo Wermison, José Guilherme e Laísa Fernanda. 


Os finalistas passaram por mais um teste de leitura e a grande vencedora do 12º Concurso Ler Bem foi Laísa Fernanda e ganhou um tablet. Ela irá representar o município na segunda fase do concurso que é a Fase Regional - Semifinal - que acontece no dia 04 de agosto de forma online.


Joselma Melo, secretária executiva de Educação, comenta: “Este ano tivemos dezesseis participantes das nossas Escolas Municipais e agora no momento nós realizamos na secretaria de Educação e também tivemos algumas escolas online e a vencedora foi a aluna Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório localizada em Uruçu-Mirim. Para nós foi um momento de gratidão por todos que contribuíram para que essa etapa acontecesse porque nós tivemos a colaboração dos professores, dos pais, dos nossos coordenadores, de modo geral todos nós estamos empenhados para que esse concurso acontecesse em nossa cidade. E a finalista irá concorrer a nível regional no dia 04 de agosto representando a cidade de Gravatá, e depois teremos a final, e estamos torcendo para que seja nossa estudante gravataense”.



Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...