Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

XII Congresso do COSEMS-PE é realizado em Gravatá


Postado em 12/05/22


Evento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco reúne secretários dos 184 municípios do estado e do distrito de Fernando de Noronha


Gravatá, cidade serrana do Agreste pernambucano, recebe, do dia 10 ao dia 12 de maio, o XII Congresso do COSEMS-PE que reúne os 185 secretários de saúde dos municípios do estado de Pernambuco e do distrito de Fernando de Noronha, no Hotel Canariu’s.


A abertura oficial aconteceu na noite da terça-feira (10), no auditório Galo Campina e contou com membros da diretoria executiva ampliada do órgão. A mesa foi formada pelo prefeito do município anfitrião, Joselito Gomes, o presidente do COSEMS-PE, pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, pelo presidente do COSEMS-PE e secretário municipal de Saúde de Gravatá, José Edson, pelo presidente do CONASEMS e secretário municipal de Saúde Pacatuba-CE, Wilames Freire, pelo presidente do CONASS e secretário de estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, pela superintende estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Cristina Cerqueira, pela presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e prefeita do município de Surubim, Ana Celia Cabral, pelo secretário de estado de Saúde de Pernambuco, André Longo, e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá e presidente da União dos Vereadores do Estado de Pernambuco – UVP, Leo do Ar.


O congresso tem por objetivo de discutir os esforços conjuntos dos municípios para a revitalização e ampliação do SUS no estado e o presidente do COSEMS-PE e secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, ressalta que “nós estamos congregando aqui 185 municípios contando com Fernando de Noronha e é um evento grandioso, porque todo secretário de Saúde vêm e trazem alguém da sua equipe para as oficinas, para as conferências, enfim, um trabalho de 3 dias discutindo a revitalização do SUS e é a grande importância do momento, após uma pandemia a gente revitalizar o SUS. E como Gravatá é turística e tem rede hoteleira e tudo o mais, nós trouxemos esse evento pra cá e estamos querendo trazer outros eventos para que, também, a população de Gravatá, o movimento no comércio tenha o retorno desses eventos que aqui acontecem. Vamos também ter o retorno na nossa saúde, vamos modificar várias questões para que a gente trabalhe melhor e a gente economize mais. Então esse é o mote: é trabalhar, economizar e inovar de acordo com o que a gente aprendeu agora na pandemia.”


Boas notícias vieram do Governo de Pernambuco que anunciou investimentos na ordem de R$ 222,5 milhões na saúde em todos os municípios. Sobre a fatia desse montante para Gravatá e a cooperação entre estado e municípios, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirma que “a gente traz aqui a representação do Governo do Estado para a importância desse evento que aqui é presidido pelo secretário José Edson, quero trazer também um abraço para o prefeito Joselito e dizer que o Governo do Estado neste momento está anunciando importantes recursos para todos os municípios do estado, relativos às contrapartidas das políticas de saúde, para se ter uma ideia, apenas para o município de Gravatá serão disponibilizados nos próximos cinco meses R$ 3,997 milhões para o Fundo Municipal de Saúde. Assim, todos os municípios de Pernambuco receberão até o final do ano essas contrapartidas, mostrando todo o compromisso do governador Paulo Câmara com a melhoria da saúde pública do estado.”


Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos traz o sentimento do governo em investir na saúde dos pernambucanos. “Nós expandimos bastante todo o sistema SUS no estado de Pernambuco. Nós aumentamos em oito novos hospitais, regionais ou na região metropolitana do Recife, 12 UPAs, 15 UPAEs, procurando exatamente ampliar algo que é singular no mundo, que é o Sistema Único de Saúde. Então o compromisso que o nosso governo tem tido é por convicção da importância estratégica que isso tem em defesa da vida, como foi agora nesse período da Covid, em que Pernambuco atendeu às orientações da Organização Mundial de Saúde, da ciência e cumpriu o dever de casa salvando vidas, foi o segundo melhor estado que combateu a Covid, com a menor quantidade de mortes do Brasil proporcional à sua população.”


Prefeito da cidade que recebe o congresso, Joselito Gomes pontuou a importância do município ser anfitrião do evento. “O encontro de secretários municipais de Saúde de todo o estado, cujo objetivo é fortalecer esse trabalho tão importante e que tem a prioridade das prioridades em cada município que é o melhoramento na área da saúde, como cada município poderá oferecer um trabalho, um serviço ainda melhor aos seus munícipes. Com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e outras autoridades este congresso está sendo realizado em nosso município e Gravatá acolhe com amor e carinho todos os participantes.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...