Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá apresenta equilíbrio fiscal no 1o quadrimestre de 2022


Postado em 31/05/22


 Em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, gestão do prefeito Joselito Gomes apresenta a receita aplicada no município nos 3 primeiros meses deste ano
 
 
A Prefeitura de Gravatá apresentou, em audiência pública realizada na manhã desta segunda (30), na Câmara Municipal, a prestação de contas das metas fiscais da cidade do primeiro quadrimestre de 2022, que corresponde aos meses de janeiro a abril.

 
Fizeram parte da primeira audiência a secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Márcia André, a contadora Valéria Celestino, e Amadeu Sarinho, que representou a Controladoria do município. 
 
Entre os destaques apresentados está a média de 19% que o município apresentou em investimento na educação apenas nesse primeiro quadrimestre, tendo em vista que a Lei Orçamentária Anual prevê o total de 25% ao longo do ano inteiro.

 
O secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros, destacou a transparência da gestão do prefeito Joselito Gomes ao apresentar os números. “Hoje tivemos a excelente informação de que o Tribunal de Contas de Pernambuco destaca Gravatá na transparência de suas informações. Isso é muito importante, pois mostra a credibilidade do governo do prefeito Joselito Gomes. E aqui apresentamos a relação das metas fiscais com a sociedade acompanhando os recursos que entraram e como eles foram aplicados. A população de Gravatá está demonstrando interesse pela coisa pública e isso é importante, democrático, transparente. Observamos com esses números coisas positivas, como por exemplo, Gravatá está aplicando além do que a Constituição estabelece na saúde. O que deveria ser 15%, nós já vamos em quase 20% aplicado nessa área. Veja como a saúde é prioritária na gestão atual”.    
 
Após apresentação da audiência pública de metas fiscais pela Secretaria de Planejamento e Orçamento, foi a vez da Secretaria de Saúde divulgar a prestação de contas da área, que obedece a determinação da Constituição Federal de 1988 e da Lei Complementar 141/2012. 
 
Na mesa da audiência pública da Saúde estavam o secretário da pasta, José Edson, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, o coordenador de Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, e a técnica de planejamento da secretaria, Cristiana Zarzar.

 
José Edson destacou que o trabalho continua com essa clareza orçamentária. “A nossa prestação de contas nada mais é do que o retrato da administração do prefeito Joselito Gomes. Quando a gente faz uma apresentação completa desse tipo que foi mostrada hoje, estamos mostrando que queremos transparência e confirma o que foi dito hoje por todos os jornais que essa gestão tem essa característica. Estamos aqui para colaborar com esse ponto que é fundamental, que a população saiba o que está acontecendo na Secretaria de Saúde e saiba como o dinheiro está sendo gasto na saúde do nosso município. Para que todos apoiem a gestão e a gente cresça junto à população que é tão importante e a gente tenha um resultado positivo na saúde”. 

 
Para representar o poder legislativo de Gravatá, os vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Nego Suíno, Nino da Gaiola, Régis da Compesa  acompanharam a prestação de contas do executivo municipal. Neném de Uruçu também estava presente e falou que “é muito importante essa audiência pública que aconteceu aqui na casa do povo, onde recebemos várias representações da sociedade e salientando que a Secretaria de Saúde da gestão do prefeito Joselito Gomes está realizando um ótimo trabalho aqui no município, por meio do secretário José Edson, e atendendo os munícipes”.  

 
Vale destacar que Gravatá é finalista em duas categorias em premiação promovida pelo SEBRAE: desburocratização e cidade empreendedora, em que concorre com municípios como Caruaru, João Alfredo e Buíque. A participação neste concurso é resultado do trabalho empenhado de todos os funcionários públicos que têm se comprometido para melhorar a vida das pessoas do município.
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...