Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A TRAGÉDIA ANUNCIADA... ATÉ QUANDO?


Postado em 31/05/22


O histórico de enchentes na Região Metropolitana do Recife é muito antigo, pois boa parte do litoral de Pernambuco está abaixo do nível do mar.

A Cidade do Recife e as cidades que a cercam, tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes, formando a região metropolitana mais populosa do Nordeste, figurando entre as 5 maiores do Brasil. Infelizmente no Brasil, quanto maior a população de uma cidade ou região, maiores são os problemas. 

As chuvas que caíram, não só no Recife e região, mas também em boa parte do Estado de Pernambuco, causaram prejuízos sem precedentes, sendo que as perdas humanas são o maior prejuízo, pois o número de mortes certamente passará de 100. 

O histórico de enchentes na Região Metropolitana do Recife é muito antigo, pois boa parte do litoral de Pernambuco está abaixo do nível do mar. Particularmente, o Recife tem uma altitude de 2 metros ABAIXO do nível do mar. 


A última vez que tivemos grandes alagamentos no Recife, foi em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil, no mesmo dia em que a Alemanha e os Estados Unidos se enfrentaram na Arena de Pernambuco. Naquela ocasião, o Recife ficou impraticável, pois além das fortes chuvas, a água não escoava porque a maré estava alta. Não podemos esquecer das grandes enchentes das décadas de 60 e 70. 

Desde então, o que foi feito para conter esses alagamentos gigantes em dias de chuvas torrenciais? NADA!! Pelo menos nada que realmente resolvesse o problema. 

O Recife é uma das cidades mais importantes do Brasil e sua forte influência socioeconômica regional, a torna a cidade mais importante do Nordeste. No entanto, o Recife e sua região metropolitana estão abandonados e tudo virou sucata e favelas. Tem favela até na lateral do aeroporto. 

Andar pelo centro do Recife, por exemplo, é como estar em uma favela vertical; onde a sujeira, a bagunça e os prédios encardidos formam o cenário de uma cidade que está aquém da infraestrutura dos outros grandes centros urbanos do Brasil. O Capibaribe e o Beberibe parecem duas foças a céu aberto e o mau cheiro é demais. 


O Recife se encontra em um beco sem saída! De um lado, os governantes e suas soluções paliativas. Do outro lado, está a falta de educação das pessoas, que jogam lixo em locais indevidos, principalmente nos rios, contribuindo para a degradação da cidade.  

Duas coisas podem ser feitas para acabar com as enchentes no Recife: Primeiramente, será preciso reeducar as pessoas para não jogarem lixo em locais impróprios. Isso já seria um bom começo. Segundamente, o Poder Público Municipal precisa construir piscinas gigantes para armazenar o excesso de água das chuvas e depois escoar para o mar, quando a maré permitir. Isso foi feito na Holanda e nunca mais aquele país sofreu com inundações. 
Por hora, a única certeza que temos é que, se medidas concretas e eficazes não forem tomadas imediatamente, essa tragédia sempre anunciada se tornará cada vez mais recorrente e continuaremos, infelizmente, a chorar pelas perdas humanas. 

“Eu vi o mundo. E ele começava no Recife.” Cícero Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...