Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe inclui novas categorias ao curso de Liderança em Segurança Pública


 Postado em 18/05/22

Lançado há uma semana pela Escola do Legislativo da Alepe, o curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública” ampliou seu público para mais categorias da área. Passam a ser contemplados com a capacitação, que será oferecida gratuitamente, entidades como delegados, comissários, médicos legistas, peritos criminais, policiais penais, agentes socioeducativos, papiloscopistas, escrivães, guardas municipais, bombeiros, cabos, soldados e praças, entre outras. 


O conteúdo da capacitação foi apresentado a essas categorias na última terça-feira 17 em solenidade no auditório Ênio Guerra na Assembleia, pelo professor Adriano Oliveira, chefe do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), parceira da Alepe no projeto. 


Na ocasião, os participantes elogiaram o curso e sugeriram temas e novas ações para o projeto da Escola do Legislativo. Uma das preocupações apontadas pelos participantes foi a ressocialização de jovens em conflito com a lei. O presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, Adeppe, Francisco Rodrigues, elogiou a inclusão do tema saúde mental na grade do curso, por considerá-lo “pertinente devido ao nível de estresse e aumento dos casos de depressão em profissionais que atuam na segurança”.  


“São casos que crescem também por conta da crescente pressão por metas no setor”, pontuou Rodrigues. Também participaram do encontro, secretários municipais da área de segurança como Osvaldo Morais, de Ipojuca, e Marcílio 

O secretário de Segurança Pública de Ipojuca, Osvaldo Moraes, avaliou como positiva a ampliação do Lideralepe para todas as forças de segurança do estado.  

"É uma área que precisa que seus servidores liderem. Ter a capacidade de integrar e oferecer treinamento são essenciais para quem está no cargo de liderança. Todos os atores precisam estar de mãos dadas. Segurança publica tem que ter treinamento e integração" , pontuou. 

De acordo com Morais, o
momento da capacitação é importante pois vai possibilitar a integração de atores de diversas forças e de diversas áreas para atuar numa área difícil como a da segurança pública. 

O curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública” integra um projeto maior de formação de lideranças, o Lideralepe, iniciativa inédita da gestão do atual presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), cujo objetivo é o de promover a formação de novas representações políticas em Pernambuco. 

“É um momento que a Casa dá um passo à frente, através da Escola do Legislativo, levando conhecimento e qualificação aos profissionais de segurança pública. É um espaço onde os participantes também trazem sugestões para que possamos somar e ajudar na qualificação e formação dos profissionais de segurança pública”, disse o presidente da Alepe. 

O curso começou na última segunda-feira 16, ministrado por professores da Universidade Federal de Pernambuco, e profissionais de agências de inteligência da União e de segurança. Serão 40 horas/aula com encontros remotos e presenciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.