Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Abertura da primeira edição do Gravatá Coffee Festival trouxe palestras e expositores ao Instituto Asa Branca

 Postado em 25/05/22

Evento, que teve início na terça (24) e segue até sábado (28) na Suíça pernambucana, traz uma semana intensa de atividades dedicadas à bebida preferida do brasileiro
 

O município de Gravatá é tão acolhedor quanto uma xícara de café quente. Juntando as duas coisas, é um verdadeiro convite sensorial a boa conversa, boa música, clima agradável e, claro, muito sabor. 

 
O 1° Gravatá Coffee Festival faz o convite para essa vivência, até o próximo sábado (28), em cerca de 30 estabelecimentos que comercializam o produto no município. 

 
A abertura do evento foi nesta terça (24), no Instituto Asa Branca, na pista local da BR-232, e fizeram parte da mesa de boas-vindas a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, que representou o prefeito Joselito Gomes, Débora Florêncio, que é representante do SEBRAE/PE, e o presidente do Instituto Asa Branca, José Maria de Souza.  

 
A abertura trouxe palestra dos baristas Alan Cavalcanti, do Café Malakoff, e Lidiane Santos, da cafeteria de Gravatá, Arte Café Confeitaria, além dos proprietários do Sítio Várzea da Onça, de Taquaritinga do Norte, que produz o café Yaguara, David e Tatiana Peebles. O grupo trabalhou o tema “Cafés de Pernambuco: da retomada ao cenário atual". 

 
Para Rildo Feitosa, diretor de Turismo e Cultura do IAS, o festival vai agregar valor cultural e comercial ao município. “Esse evento vem com o diferencial de atrair pessoas que queiram investir no universo do café e também para capacitar donos de cafeteria e restaurantes já existentes em Gravatá. A cidade não foi escolhida por acaso, pois Gravatá é um celeiro que tem o maior polo gastronômico do interior de Pernambuco e agrega economia ao município. Juntando a gastronomia e o nosso clima, esse evento veio a calhar. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Gravatá, quero agradecer também a presença da primeira-dama Viviane, que veio prestigiar a abertura do evento que traz um destaque ao turismo da cidade, para a economia do município. Estamos muito felizes, em nome do Instituto Asa Branca, em sediar esse evento aqui em Gravatá”.

 
A barista Lidiane Santos, que em 2017 foi eleita a melhor barista na edição nacional do Prêmio Prazeres da Mesa,  destacou que Gravatá foi uma ótima escolha para sediar esse evento. “A cidade já traz uma carga cultural de grandes eventos e o café tem uma representatividade muito grande para locais que têm esse friozinho, que já faz parte de tantas tradições e não tinha um evento com café. Essa primeira experiência com certeza vai ser enriquecida com outras performances, pois tenho certeza de que vai fazer parte do calendário de eventos da cidade”. 

 
Viviane Facundes falou sobre o apoio que a prefeitura está dando ao festival. “Falar de café me remete a acolhida e acho ótimo quando alguém me convida para tomar um café. É uma bebida que está em todas as classes sociais, na mesa do pobre e do rico. Esse é o poder que o café tem: ele agrega. Gravatá está de portas abertas para conversar e degustar dessa bebida que é a nossa cara. O prefeito Joselito Gomes lamentou não poder estar aqui hoje, mas está muito agradecido com a escolha de nossa cidade para sediar um evento dessa magnitude“. 

 
No local, alguns produtores de café expuseram e ofereceram degustação de café em estandes montados especialmente para o evento.

 
 
Especialistas - A Nova Aurora Comunicação realizou Famtour com jornalistas e blogueiros especializados em café. O grupo veio da capital pernambucana, Recife, parou na Rainha da Pamonha, na BR-232. Já dentro da cidade de Gravatá, eles degustaram a bebida carro-chefe do festival na Arte Café Confeitaria e puderam saborear o tradicional bolo de noiva produzido por Lindalva Conceição, mãe da barista Lidiane Santos. O ponto final foi o Instituto Asa Branca, onde participaram da abertura do 1o Gravatá Coffee Festival.  

 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...