Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres na pauta da Alepe: comissões aprovam direitos para gestantes e vagas para concurso público


Postado em 07/04/22


As comissões da Mulher e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram nesta quarta-feira (06) projetos que beneficiam gestantes e coíbem o racismo contra mulheres em campos de futebol e ginásios esportivos. Também passou pelo voto dos parlamentares da comissão da Mulher um projeto de lei que reserva vagas para mulheres em concurso público para cargos na área de segurança pública.   


O PL 3033/2022, que institui a Política Estadual de Atendimento à Gestante, é de autoria do deputado William Brígido (Republicanos). Segundo a relatora do projeto, deputada Simone Santana (PSB), “a aprovação é importante para assegurar às mulheres o direito à saúde e a um parto humanizado, de qualidade e saudável”. 

“É mais um documento legal que vem se somar a outros para que possamos ter uma assistência materno infantil adequada, tanto no pré-natal, como num parto humanizado com todo o atendimento necessário à gestante e a criança. É importante que as mães possam ter tranquilidade na hora de ter os seus filhos”, argumentou.  

A Comissão da Mulher também deu aval ao substitutivo 01/2022, de autoria da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei 2069/2021, dispondo sobre a reserva para as mulheres de 20% das vagas em concursos públicos para cargos em órgãos de segurança pública. A matéria foi proposta pelo deputado Gustavo Gouveia (SD). “O projeto representa uma forma de superação do preconceito contra as mulheres historicamente impregnado na sociedade”, argumentou. 

Racismo em campo

Para coibir agressões e atos de racismo contra mulheres em estádios e ginásios esportivos, a Comissão da Mulher aprovou o projeto do deputado Clodoaldo Magalhães (PV) que dispões sobre o assunto. A proposta trata das penalidades administrativas que devem ser aplicadas contra atos de racismo e LGBTi+ fobia. 


Durante a reunião da Comissão da Mulher, a deputada Roberta Arraes (PP) anunciou a premiação que a Alepe promoverá de “Prefeitura Amiga das Mulheres”. A condecoração acontece no próximo dia 18, em sessão solene às 18 horas, no auditório Sérgio Guerra. Serão contemplados os municípios vencedores dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...