Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá realiza a 1ª Conferência de Saúde Mental


Postado em 27/04/22


O tema “Compromisso com o SUS e com a Saúde Mental das Pessoas” foi trabalhado

A cidade de Gravatá realizou, nesta quarta-feira (27), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “Compromisso com o SUS e com a Saúde Mental das Pessoas”.

 
O evento aconteceu de forma presencial no Auditório da Secretaria de Educação e propôs diretrizes para a Formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o Fortalecimento dos Programas e ações de Saúde Mental que serão trabalhados em Gravatá.


Foram convidados para compor a mesa o prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, a coordenadora de Saúde Mental e presidente da 1ª Conferência de Saúde Mental, Patrícia Silva, o coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, e representando o segmento dos usuários do CAPS, Rodolfo Hugarte. 


Em seguida, houve palestras com a coordenadora de Saúde Mental, Rebecca Brayner, que abordou o tema "Política de Saúde Mental" e com o coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, que falou sobre "A Política de Saúde Mental como Direito: Pernambuco pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".


A expectativa da conferência é que a vivência se torne mobilizadora para que o município tenha seus protagonistas na Etapa Estadual e, quem sabe, até a Nacional, que está prevista para acontecer em novembro. Porém, mais importante do que se fazer presente, é consolidar uma discussão de melhorias para a Rede de Atenção Psicossocial, como o aumento do financiamento dos serviços especializados do CAPS, garantia do cuidado em liberdade, garantia dos princípios do SUS. Entendemos esse espaço como uma oportunidade de fortalecer a RAPS e o cenário atual pós -pandemia.


Na ocasião, foram formados grupos de trabalho para debater temas importantes, além  da escolha dos delegados que participarão da 4ª Conferência Estadual/Macrorregional, que será realizada em junho, e da 5ª Conferência Nacional, que acontecerá em novembro.


Marcaram presença neste momento histórico para o município as autoridades municipais como secretários e vereador, equipe do CAPS II, membros do Conselho de Saúde e representantes do Conselho Tutelar.


Patrícia Silva, coordenadora de Saúde Mental e presidente da 1ª Conferência de Saúde Mental explica que: “Hoje Gravatá está promovendo a 1ª Conferência de Saúde Mental feita pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, então esse é um marco muito importante, além dos trabalhadores do SUS, os convidados e, mais ainda, a representação dos usuários desde o início discutindo, debatendo propostas e hoje estamos aqui para levar palestras esclarecedoras sobre as questões do SUS, da luta antimanicomial e da política de Saúde Mental”.


O coordenador de Saúde Mental da IV Geres do Governo de Pernambuco, Ítalo Ramon, fala sobre esse momento tão importante e histórico: “É de uma grande importância para a saúde mental de toda a população a realização desse encontro, porque dá a possibilidade da população debater, se autoconhecer e propor ações que possam cuidar disso. Por isso que esse momento é tão histórico, tão marcante, porque é a primeira oportunidade em 30 anos do SUS que a população está podendo olhar para si, cuidar de si, cuidar psicologicamente de si. Daí a grande importância da realização desse evento”.


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, esteve na 1ª Conferência de Saúde Mental, que é mais um marco para o município: “Em primeiro lugar, dizer que estamos fazendo história. Em segundo lugar, é um momento muito especial de partilha, de formação, de orientação e de olhar o ser humano de uma forma inteira, e não movidos pelo preconceito, mas sim movidos pela acolhida, respeito e pelo reconhecimento que cada pessoa traz em si uma riqueza infinita de capacidade, de dons e talentos. São vários jeitos que devem contribuir para humanizar nossa convivência e nossos relacionamentos. E assim nosso trabalho segue, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...