Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá é o primeiro município a receber o projeto SecMulher/PE na Estrada


Postado em 05/04/22

Este projeto tem o intuito de intensificar a prevenção da violência contra as mulheres e aumentar a rede de proteção

A semana iniciou com a chegada do projeto SecMulher/PE na estrada. Essa iniciativa é uma parceria entre as Secretarias da Mulher de Pernambuco e de Gravatá, que tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção da violência contra as mulheres.


Na segunda-feira (04), o Ônibus Lilás parou em Gravatá, o primeiro município a receber esse projeto com sua equipe, para aumentar sua rede de proteção ao enfrentamento dessa violência e deixar claro que o estado e o município não toleram nenhum tipo de violência contra as mulheres.


Para dar boas vindas a este projeto, foi iniciada uma apresentação pelos meninos do maracatu do GAMR. Em seguida, alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Luiz de Mendonça, que fazem parte do grupo do núcleo de gênero, falaram e trataram de como esses assuntos são relevantes e intensificados por eles na escola. 


Ana Eliza, secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, comenta sobre o objetivo deste projeto: "A gente pretende, com isso, fazer com que mais mulheres entendam o que é a rede de enfrentamento, busquem essas redes para que elas sejam salvas, para que essas mulheres não precisem passar por ciclos de violência doméstica, sendo que, para isso, existem caminhos,  existam saídas para que elas possam ter sua autonomia financeira e emocional, e a gente procura fazer com essa mulher entenda que o estado e o município estão sim com ela. Esse é o objetivo, levar esse ônibus lilás, chamar a atenção da sociedade. Existe o número da ouvidoria para a mulher denunciar, que é o 0800 281 81 87, que é o número da denúncia e onde ela pode buscar ajuda. Então, queremos divulgar ainda mais esse número, essa ação, para que a gente possa salvar a vida das mulheres e diminuir a desigualdade social e de gênero tão presentes no nosso estado e sociedade, mas que a gente pretende diminuir cada vez mais".


Ester Gomes, secretária da Mulher da Prefeitura Municipal de Gravatá, fala dessa parceria: "O município de Gravatá foi o primeiro a ser contemplado com o ônibus itinerante, a secretária da Mulher do Estado com toda sua equipe, e nós fizemos questão de estabelecer essa relação, concentrando o ônibus em uma das organizações da sociedade civil do nosso município, que é o GAMR, pela importância dessas parcerias, dessas relações de construção das políticas. Nós ficamos muito felizes e a partir desse momento sabemos que frutos serão colhidos, porque as relações se firmaram mais ainda e a Secretaria da Mulher de Gravatá fica muito agradecida e a partir desse momento nós vamos estar desenvolvendo tantas outras atividades, ações e serviços".


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, muito satisfeito em receber o projeto no município, fala que: "É um trabalho de prevenção, é um trabalho que vem fortalecer a mulher no sentido que nós possamos criar ou construir a cultura da não violência e, assim sendo, possamos eliminar o feminicídio em nosso município. É um projeto que está tendo início em Gravatá e o município está dando esse pontapé inicial para todo o estado. E é assim que o trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas".

Para finalizar essa manhã enriquecedora e esclarecedora, a aluna da ETE, Milena, cantou a música Salve Todas, de Antonio Medeiros.


Na ocasião, estiveram presentes mulheres da comunidade, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e seu executivo, Ricardo Machado, a secretária executiva da Mulher de Pernambuco, Ana Callou, a coordenadora regional do Agreste Central, Betânia Ribeiro, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, o chefe de Gabinete, Lucas Noia, o delegado civil de Gravatá, Victor Hugo, e o diretor executivo do GAMR, Edson Oliveira e toda equipe da Secretaria da Mulher. Além da presença da imprensa local. 


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...