Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Contribuinte é o grande beneficiado pelo pagamento do IPTU em Gravatá


Postado em 07/04/22


Muitas pessoas já entenderam a importância do imposto para a realização de obras que trazem impacto direto na qualidade de vida de todos


Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Gravatá tem feito obras e ações que têm beneficiado pessoas de todos os lugares, tanto na cidade, quanto na zona rural, graças ao pagamento do IPTU pelo contribuinte. 


O agricultor Severino Silvestre de Melo, de 59 anos, é uma dessas pessoas satisfeitas com o trabalho da gestão municipal. Graças ao pagamento do IPTU, ele e a família são beneficiados com a chegada da água potável na cisterna de sua casa, no Sítio Várzea Grande, elemento muito fundamental na vida de quem mora e trabalha no campo. "Acho que nunca vi uma gestão trabalhar tanto com o povo como essa. Para todo mundo está muito bom: água, estrada e, continuando do jeito que está, será uma bênção. Água é o básico que todo mundo precisa”. 


A mesma satisfação é sentida pelo agricultor Valdecir Francisco de Melo, de 71 anos. Ele é morador do Bairro Novo, uma das localidades beneficiadas diretamente com a obra da Ponte Radial II, que segue em ritmo acelerado. "É muito importante uma obra dessa, pois agora o trânsito vai ficar uma maravilha, principalmente na Amaury de Medeiros. É uma obra muito bem feita e eu agradeço ao prefeito. Só aqui nessa obra, quantos empregos foram para esse povo? E essa é uma benfeitoria que vai ficar para a cidade”.  
O morador de uma das ruas do Loteamento do Cruzeiro, Antônio Souza, não acreditou quando viu a máquina niveladora passando na porta de sua casa. O acesso dos moradores e de veículos estava prejudicado e, com o serviço, a mobilidade na área melhorou. “Até hoje, a gente falava e ninguém atendia o nosso pedido, e agora o prefeito atendeu o nosso apelo. Aqui estava um desastre, não entrava carro, era muito ruim o acesso e agora melhorou e muito, nós estamos bastante agradecidos por isso”, disse.


A aposentada Helena dos Santos, de 74 anos, é moradora há 33 deles na Rua da Batatinha, que está passando por obras de drenagem e pavimentação, uma promessa de gestões passadas, mas que só agora, na atual gestão municipal, é uma realidade na vida das pessoas.


Ela declarou que “paguei o IPTU ano passado e já comecei a pagar o deste ano, porque merece. Cheguei aqui numa quarta-feira, no dia 12 de janeiro de 1989, e essa rua estava no caderno constando como calçada há 20 anos. Agradeço a essa gestão demais”.  


O secretário de Finanças de Gravatá, Fábio Romero, reforça que o pagamento do imposto é um investimento na própria cidade. "O IPTU é o único imposto que todo recurso fica no próprio município, então o benefício vem para a própria cidade. Se não tomarmos conta das finanças, todo recurso que entra na Prefeitura vai ser exclusivamente para pagar as despesas e vai faltar para investimento, ou seja, não será possível fazer melhorias no município. Todos os demais impostos que pagamos vem um percentual para a cidade, não vem na sua integralidade. Estamos alertando para criar essa cultura do compromisso das pessoas com a cidade. Cada cidadão que paga seu IPTU aqui está mostrando que acredita na gestão e está vendo o resultado do que está sendo feito”.  

 
Para que o trabalho continue, é preciso que cada um faça sua parte. O contribuinte pode pagar seu IPTU em até 8 vezes ou na parcela única e ganhar descontos que podem chegar a 20%. 
Para os casos que apresentaram inconsistências nos lançamentos com a base de dados da Prefeitura, terão o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPTU e das taxas de licenças e ISS para os profissionais autônomos, prorrogado para o dia 1º de maio de 2022. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço e Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.