Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alunos da rede municipal de ensino visitam o Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga


Postado em 07/04/22


Entre os dias 05 e 07 de abril os alunos puderam conhecer as histórias e curiosidades da produção da animação em Pernambuco

Em comemoração aos 50 anos da animação em Pernambuco, o Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga (MUCA) reabre as portas para dar continuidade ao ciclo de formação do projeto de Oficina de Cinema e Animação (OCA) - 2ª edição, e recebe alunos da Rede Municipal de Ensino entre os dias 05 e 07 de abril. 


No primeiro momento, os alunos do 6º ano A da Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC) acompanhados da gestora Adriana Simões e da assistente administrativa, Leilane Pessoa, foram contemplados com esse momento de aprendizado cultural ministrado pelo fundador do MUCA, Lula Gonzaga e a professora e esposa, Silvana Delácio com produção de Lucas Alves. 


Essa segunda edição vem com a proposta de mostrar aos alunos a história do pré-cinema, brinquedos óticos, técnicas da animação e contar sobre as histórias e curiosidades da produção da animação em Pernambuco, a partir do filme Vendo Ouvindo de 1972, que completa 50 anos. 


Para a gestora do CAIC, Adriana Simões, é uma forma de educação alternativa, além de ser dias ricos culturalmente. “Para a nossa escola foi um momento muito rico para nossas crianças. Nossos alunos do sexto ano puderam conhecer um pouco sobre o cinema de animação. No primeiro dia nós fizemos uma trilha e conhecemos cada passo de como acontece e os materiais que ele utilizou para chegar a fazer o cinema. Foi um momento muito rico de aprendizado e significativo para nossos alunos. Nós assistimos aqui várias peças dele. Então pra gente como escola é maravilhoso, só leva para seu aluno aprendizagem e o desenvolvimento dos meninos em ver e poder prestigiar um trabalho desse”, comentou.


A estudante Evelyn Silva, tem 6 anos, e estava encantada com tudo que observou no museu: “Gostei dos dois dias que passei aqui, foi muito legal. Gostei da história”, _disse.


Silvana Delácio, professora e esposa de Lula Gonzaga, fala do intuito de oferecer esta oficina de aprendizado aos alunos: “A nossa intenção aqui é apresentar o museu, o MUCA, o museu de cinema de animação Lula Gonzaga que traz uma história e hoje estamos aqui comemorando os 50 anos do Cinema de Animação em Pernambuco porque o Luiz é um precursor, é um pioneiro do cinema de animação, foi um menino de escola pública. Nessas décadas anteriores de 60 e 70 que ousou sonhar, e nesse sonho ele foi um grande formador e criou o método OCA. Esses três dias é um formato de vivência sensorial com o cinema de animação, onde os alunos da escola pública de Gravatá vieram e fizeram uma rota do cinema de animação em Pernambuco, 50 anos do cinema, através dos brinquedos que foram inventados e construídos por cientistas e professores no século XVIII e onde deu origem ao cinema de animação e posteriormente o cinema. Então o cinema de animação em Pernambuco está completando 50 anos através do filme pioneiro de Lula Gonzaga e do jornalista Fernando Spencer, que é o Vendo e Ouvindo, com essa temática trabalhamos os três dias com os alunos para despertar neles essa sensibilidade do que eles estão vendo e ouvindo hoje , vendo e ouvindo dentro deles e fora deles e como eles podem conectar esperança para um mundo melhor”.


Vale destacar que, o ciclo de formação do MUCA é uma realização da Saga Audiovisual, produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, incentivado pelo Funcultura/PE, com apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pernambuco. 


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...