Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alto do Cruzeiro recebe Feira de Artesanato e Arte, revitalização e marco cultural


Postado em 20/04/22


Com intervenções da gestão municipal e do Centro Cultural Sol Brilhante, local fica cada vez mais bonito e acolhedor para gravataenses e turistas


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, em parceria com o Centro Cultural Sol Brilhante requalificou o espaço do Alto do Cruzeiro com limpeza, pintura e instalação de marco turístico para que visitantes e munícipes tenham um ambiente agradável e propício para fotos. O local recebeu também a Feira de Artesanato e Arte para a valorização dos artesãos e artistas locais, dentro do projeto Arte no Cruzeiro.


O projeto Arte no Cruzeiro surgiu da provocação popular para gerar renda através da arte e da cultura. “O bairro do Cruzeiro já foi eleito como símbolo da cidade. Quem trabalha com cultura e tem a visão de transformação social, vê que a desigualdade ainda é muito grande. É um bairro turístico, mas o que sobra para os moradores da periferia, dessa fatia de riqueza, é muito pouco”, comenta Maciel Ferreira da Silva, que também é mestre e diretor musical do Centro Cultural Sol Brilhante.


Apresentações musicais, poesia, artes visuais, artesanato e outras atrações fazem parte da agenda dominical nesse pedaço do mirante. “A ideia é que as pessoas subam ao Alto do Cruzeiro e encontrem cultura e arte de qualidade, que geram uma transformação social e de consciência, como instrumento crítico. E se o lugar gera renda, com certeza a população local tem a ganhar, inclusive cuidando ainda mais do patrimônio público”, complementa Maciel.


Firmado como um potencial espaço de fruição para o público, a iniciativa agrega ainda mais beleza para um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e proporciona oportunidade para os artistas que tenham trabalhos sintonizados ao propósito do grupo. 


O Centro Cultural Sol Brilhante completará um ano de existência em julho de 2022 e já acumula diversas atividades importantes em seu currículo, como oficinas, palestras, cursos, eventos, entre outras. Tem como finalidade apoiar e desenvolver ações culturais que visem a educação e a cultura de forma itinerante nas comunidades em situação de vulnerabilidade social em Gravatá.


A artesã Suzana Souza fala dessa revitalização. “Dentro do nosso grupo temos o maracatu, a banda de pífano e nossa equipe organizou aqui a área do Cruzeiro. Fizemos aqui a revitalização, plantamos, capinamos pra deixar o ambiente mais agradável para os turistas, para quando chegarem aqui encontrarem arte, cultura e poesia. As pedra aqui estão pintadas com poesias do nosso poeta Alladin, temos também o mestre Maciel, que é um mestre da cultura popular de Gravatá. E também quero parabenizar a Prefeitura por ter colocado o letreiro aqui e ficou mais agradável o ambiente, ficou muito bonito.”

O projeto Arte no Cruzeiro atualmente conta com 4 expositores: 
- Osmar Jorge (xilogravura, pintura em madeira, pirografia, autômatos e esculturas);
- Poeta Alladin (produções literárias, poesia e confecção de artesanato com pedras);
- Su Artesanato Verde (vasos com pinturas pop e motivos regionais, plantas como suculentas e cactus);
- Maciel (escultura em madeira).

O projeto está de braços abertos para receber novos participantes que tenham trabalhos autorais e que valorizem a cultura de Gravatá e do Nordeste como um todo. Bandas, escritores, artesãos, artistas visuais e todas as demais frentes culturais são bem-vindas.

Serviço:
Arte no Cruzeiro
Endereço: Mirante do Cristo Redentor, Alto do Cruzeiro, Gravatá, Pernambuco
Todo domingo, das 09h às 15h30
Contato: (81) 99307-6750


Reportagem: Josiane Gadonski (Centro Cultural Sol Brilhante) e Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e arquivo pessoal do Centro Cultural Sol Brilhante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...