Secretaria da Mulher de Gravatá, OAB-PE e MPPE promovem tarde de diálogo após apresentação de webdocumentário.
Postado em 10/03/22
O mês de março foi escolhido para tratar dos assuntos que reforçam as políticas públicas pela passagem do Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, segue a programação que dá visibilidade às políticas públicas voltadas para o público feminino do município durante todo este mês de março.
Na tarde da última quarta (09), no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentada uma das três partes do webdocumentário com o título Mulher, Força Motriz, uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco - OAB/PE, pela Escola Superior de Advocacia - ESA.
Fizeram parte da mesa, que antecedeu o debate realizado após a exibição do curta, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Gleizy Gueiros, a coordenadora de Gênero e Diversidade da ESA, integrante do Conselho da Mulher Advogada e presidente do Instituto Xegamiga de Combate à Violência Contra a Mulher, Daniela Mello, e a promotora de justiça do Ministério Público de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher - NAM, Bianca Stella.
A representante da OAB/PE, Daniela Mello, destacou que “fiquei encantada com o convite que recebi da Secretaria da Mulher de Gravatá ano passado, quando participamos de uma roda de debate, junto com a codeputada Robeyoncé Lima, do coletivo Juntas, e eu fiquei feliz com esse espaço, porque é nessas oportunidades de fala que a gente pode construir uma contracultura que possa permear a mudança efetiva, especialmente numa época em que a gente vê que os índices de violência sobem e isso ficou claro no aumento do número de feminicídios em Pernambuco, dentro do contexto que o índice de homicídio caiu, então é inexplicável que o feminicídio só faça subir. Precisamos ressignificar a construção cultural para que a gente possa pavimentar essa estrada da igualdade e inclusão efetiva da mulher em todos os espaços”.
A promotora Bianca Stella corrobora que “é muito importante esse tipo de iniciativa da prefeitura, principalmente para chamar o público da sociedade civil e tentar conscientizar que o MPPE está presente nesta pauta da mulher. Achei importante trazer esse documentário que traz várias visões, de várias mulheres, saber que a perspectiva de gênero tem que permear todas as secretarias e uma política pública pode tirar a mulher da situação de vulnerabilidade. A Secretaria da Mulher de Gravatá está adotando o projeto ELOS, que trata de grupos reflexivos masculinos para trabalhar esse público também, para que o homem entre nessa linha do ressignificar da mulher e todos possam viver a cultura de paz entre os gêneros”.
A secretária municipal da Mulher, Ester Gomes, falou sobre o momento vivenciado. “Nós entendemos a importância de trazer pessoas dos mais variados segmentos e organismos de Gravatá para a oportunidade de assistir a esse documentário que trata da política da mulher, da força, das dificuldades, desafios e sobretudo da importância de se unir pela promoção do empoderamento da mulher”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário