Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá assina termos de cooperação técnica com MPPE voltados para a prevenção da violência contra a mulher


Postado em 30/03/22


 Os dois projetos vão unir forças e fazer parte de uma política pública municipal concreta
 
 
Gravatá teve mais um ato de apoio à mulher do município através da assinatura de dois convênios, de forma pioneira, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

 
Tratam-se dos projetos: MP Empodera e ELOS de Convivência Homens pelo Fim da Violência. A iniciativa surgiu em razão dos altos índices de violência contra a mulher. 

 
O momento histórico para o município ocorreu na tarde desta terça (29), no auditório da Secretaria de Educação, com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, da promotora de justiça do MPPE de Gravatá, Fernanda Nóbrega, de representantes da Polícia Militar de Pernambuco, da Guarda Civil Municipal, dos Conselhos Municipais, dos secretários municipais e executivos, além de integrantes da Secretaria da Mulher de Gravatá.

 
Após a fala das autoridades da mesa e o ato de assinatura dos convênios, houve apresentação de vídeo sobre os dois projetos e quem fala a respeito deles é a promotora de justiça do MPPE, Maria Cecília Tertuliano. “Esses dois projetos são do Ministério Público em parceria com a Prefeitura de Gravatá e eles são interligados com o MP Empodera, que visa fomentar políticas públicas de todas as faixas governamentais em prol da mulher, enquanto o projeto ELOS é voltado aos homens autores de violência doméstica. São grupos de reflexão de caráter pedagógico que podem ser implementados em medidas de proteção para aquelas mulheres que são vítimas de violência”.  

 
A promotora de Justiça do MPPE e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), Bianca Stella, destaca o protagonismo de Gravatá nas políticas públicas voltadas para a mulher. “Vamos trabalhar a situação da mulher em dois aspectos: o empoderamento feminino, trazendo à mulher alternativas na vida dela, e eu acho que isso é papel do estado, principalmente hoje que as mulheres são chefes de família. O empoderamento gera também a quebra de violência, pois 40% das mulheres não denunciam seus agressores por causa da dependência financeira. O grupo ELOS de Convivência trabalha a população masculina, quebrando a cultura machista, a cultura de superioridade masculina em relação à mulher, trazendo a cultura de paz, a cultura de visibilidade da mulher, de respeito, de convivência harmônica e principalmente trazendo a possibilidade de que os homens não voltem a praticar o crime de violência contra a mulher. Que eles sejam multiplicadores dessa cultura de paz nos conflitos das famílias que são relacionados a gênero”.

 
A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, destaca o trabalho realizado com essa parceria com o MPPE. “Hoje é a culminância de um projeto que já estamos vivenciando desde 2021. Nós assumimos a Secretaria da Mulher dentre as várias ações, serviços e programas que começamos a desenvolver, um deles pulsava muito o meu coração, era esse voltado aos agressores. Começamos a fazer um trabalho de pesquisa de como Gravatá poderia introduzir isso. O entendimento nosso é que seria necessário que fizéssemos algo nessa área. Conhecendo algumas experiências exitosas, houve o momento em 2022, quando realizamos alguns encontros com o Ministério Público, fomos estruturando esses programas até chegarmos nesse momento de hoje. Estamos dando um passo a mais para essa questão do enfrentamento à violência contra a mulher, mas sobretudo a promoção do direito dessa mulher. Teremos grupos reflexivos, oficinas, todo um trabalho que será desenvolvido nessa área”, comenta Ester. 

 
O prefeito Joselito Gomes acredita no potencial dos projetos que serão trabalhados junto ao MPPE.  “Através da Secretaria da Mulher do município, com a secretária Ester e toda sua equipe, em parceria com o MPPE, esse projeto, que será desenvolvido em Gravatá, tanto fortalecendo o trabalho de prevenção, que é importante, através de políticas públicas, como também indo ao encontro daquela pessoa que se chama agressor, no sentido de que possamos dar oportunidade para que, tomando consciência, haja uma recuperação, melhora, mudança no modo de pensar, de agir, de proceder. É importante quando trabalhamos com essa lógica de acreditar na recuperação das pessoas. O trabalho vai continuar, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.