Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá adere ao Selo Unicef no 1º Fórum Comunitário realizado no município


Postado em 12/03/22


Evento marca o interesse da gestão municipal no selo que certifica a criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente
 
 
Gravatá realizou o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF, na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da Secretaria de Educação, com a presença de diversos segmentos da sociedade civil do município.

 
O evento celebrou o interesse da Prefeitura de Gravatá em receber o selo da UNICEF. Para isso, a gestão municipal deverá trabalhar, entre os anos de 2021 e 2024, em três pilares principais: assistência social, saúde e educação.

 
O interesse do município de Gravatá em receber esse selo é uma prova de que essa gestão é comprometida com a criança e o adolescente, como fala a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e articuladora do Selo Unicef em Gravatá, Velúzia Rodrigues. “O último selo que ganhamos foi em 2013 e de lá para cá os prefeitos não se interessaram em aderir a essa ferramenta, porque a partir do momento em que assume esse compromisso, você tem que trabalhar, mostrar ações, melhorar os indicadores de conquista e isso não são as prefeituras que apresentam. A própria Unicef pesquisa pelos instrumentos nacionais e ela vai ver o que realmente tem no município e será dado um prazo para que isso melhore. Portanto, não tem como receber a certificação da Unicef se os indicadores não são melhorados. Por exemplo, na educação é vista a quantidade de crianças que deixaram a escola, na saúde a vacinação, ou casos de gravidez na adolescência, e na assistência ter o maior número de famílias que têm crianças e adolescentes que são acompanhadas. Aderir ao selo é a maior demonstração que o prefeito é comprometido em melhorar as políticas públicas em relação à criança e ao adolescente”.   

 
O prefeito Joselito Gomes fala que esta certificação reforça o empenho que o governo municipal já vem realizando desde quando ele assumiu a prefeitura. “Nossa gestão é comprometida com a pessoa e a adesão do município ao Selo Unicef demonstra também a prioridade que estamos dando à criança e ao adolescente, que possam viver com dignidade e respeito. Através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Juventude, e a gestão como um todo, queremos elevar os índices de cuidado com eles. Precisamos continuar assegurando seus direitos, já contemplados na Constituição Brasileira e também no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Este selo será a consequência de um trabalho que já estamos realizando e está sendo feito e construído com envolvimento e a participação das nossas crianças e adolescentes. Nada melhor do que ouví-los, acolhê-los e colocar em prática suas sugestões, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

 
Selo Unicef - O Fundo das Nações Unidas para a Infância promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos. (Fonte: https://www.selounicef.org.br )

 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.