Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Dia Mundial da Água: data criada há 30 anos serve de alerta para a humanidade


Postado em 22/03/22


Há três décadas, o mundo debate sobre a forma como o ser humano trata esse bem esgotável hoje e como isso vai refletir no futuro das próximas gerações


Já imaginou viver sem água? Certamente a resposta é não, porque essa fonte natural esgotável é responsável pela vida na Terra. Alimentação, higiene, hidratação, simplesmente tudo o que se refere à vida e a sua qualidade passam pelo elemento água. 


Esta terça, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data criada em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU) no evento Rio 92, ocorrido no Rio de Janeiro naquele ano, com o objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. 


O diretor presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Gravatá - AMMA, Artur Teixeira, contextualiza a data. “Preocupadas com a finitude desse recurso natural e a escassez que vem sofrendo, com uma pressão antrópica muito grande, pelo desenvolvimento humano, a contaminação elevada pelo uso humano indiscriminado e ocupação de margens de rios e fontes, as Nações Unidas criaram esse dia com o propósito de despertar nas pessoas a consciência da importância desse recurso e da sua preservação”. 


Em Gravatá, no distrito de São Severino, por exemplo, existem algumas nascentes, como o  riacho que faz parte da bacia do Rio Sirinhaém. É um riacho que tem uma importância muito grande, não só para a cidade, como para todo corpo hídrico envolvendo todas as 19 cidades que ficam às margens da bacia do Rio Sirinhaém, como fala o diretor técnico da AMMA, Marconi Torres. “Estamos às margens desse riacho que abastece a bacia do Sirinhaém. Temos também a cachoeira da Palmeira, um local muito rico em água, a cachoeira do Tio, e todas essas águas abastecem a barragem de Amaraji. Ela tem esse nome porque está no leito do rio Amaraji, no município de mesmo nome, mas essa barragem é responsável por aproximadamente 90% do abastecimento de Gravatá. Ela abastece a barragem de Vertentes, que fica no município de Chã Grande, que através de bombeamento da barragem de Vertentes abastece a cidade de Gravatá”. 


A natureza da Suíça pernambucana é variada e tem ecossistemas bem definidos, como explica Marconi Torres.   “Gravatá é uma cidade que é muito rica em mananciais e ela é transitória de dois biomas bem definidos: brejo de altitude e caatinga. O segundo bioma, por ser de uma região mais de agreste, as águas são salobras, então não são águas muito próprias para o consumo humano. Ao contrário do brejo de altitude, onde temos água com sabor incrível, com uma temperatura muito boa e ela é totalmente voltada para o consumo humano, para a agricultura e floricultura. Existem várias famílias às margens dos riachos que usam essa água para a irrigação da produção”. 


Um dos locais ricos nestas duas culturas, que são marcas fortes de Gravatá, é o Sítio Clipper, onde Artur Teixeira achou importante destacar: “Nós estamos na Estação Elevatória de Clipper, uma região rica em nascentes, e isso representa uma riqueza de recurso hídrico da região e abastece a agricultura familiar, as pessoas que trabalham no cultivo de flores e na subsistência para terem água para tomar banho, beber, afinal de contas a água é um recurso ambiental indispensável para a vida humana, para os meios de produção, como agricultura e a indústria também”. 

Na última reportagem sobre o Dia Mundial da Água, que será publicada nesta quarta (23), a Prefeitura de Gravatá vai trazer sugestões para a manutenção da saúde deste recurso natural indispensável para a vida.  


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...