Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

coluna do Rod Silva: O NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO


Postado em 29/03/22

Obviamente que as matérias básicas, como Português, Matemática, Biologia, Física e Química continuam fazendo parte do currículo


É público e notório que a educação exerce papel fundamental e indispensável na formação de uma sociedade desenvolvida, justa e principalmente formadora de opinião. Desde o ensino fundamental até o ensino universitário, o acesso à escola é um direito constitucional, portanto uma obrigação governamental para todos os brasileiros. 


Infelizmente, em nosso país o acesso à educação já foi uma prioridade e hoje ele é mais presente na teoria do que na prática. Não vale aqui levar em questionamento o que aconteceu para a decadência da educação no Brasil. Vale, sim, salientarmos o trabalho árduo e glorioso que os professores exercem dentro da sala de aula para manter viva a chama do ensino. Eles, os professores, são os verdadeiros heróis brasileiros. 


Recentemente, o Governo Federal lançou o Novo Ensino Médio. Alvo de críticas ferrenhas por parte de algumas personalidades que se intitulam educadores ou entendidos de educação, o novo ensino médio visa dinamizar o aprendizado, assim como busca facilitar a vida dos estudantes na hora de escolher que carreira seguir ao ingressarem na universidade. 

Obviamente que as matérias básicas, como Português, Matemática, Biologia, Física e Química continuam fazendo parte do currículo. Só que agora, os estudantes passam a contar também com matérias práticas, as quais visam ajudá-los na escolha de que profissão seguir, após a vida acadêmica e consequentemente os ajude a traçar os seus objetivos profissionais. 


Esse modelo de ensino médio é usado pelos países desenvolvidos, como o Canadá, os Estados Unidos e a Inglaterra. Ou seja, está sendo oferecido aos nossos alunos um currículo de primeiro mundo e isso é bastante importante, pois nesses países os estudantes são educados para serem líderes, além de profissionais de excelência. Se tudo der certo, o novo ensino médio brasileiro trilhará o mesmo caminho. 

No entanto, para que o novo ensino médio traga os resultados desejados, serão necessários investimentos robustos, para que possa ser oferecido um ensino de qualidade. 
Recentemente, o Governo Federal deu um aumento de 35% para os professores. Isso é muito bom, mas não podemos parar por aí. Além de bem remunerados, os professores precisam passar por um processo de requalificação constante, para que o ensino esteja sempre atualizado com as tendências do mercado de trabalho. 


Como todo alicerce precisa ser forte e sólido, neste caso será preciso investir de forma vultosa no ensino fundamental. Com isso, ao chegar no ensino médio, o estudante terá uma base excelente para dar prosseguimento aos seus estudos. Não há mágica! A educação é a saída!

Sinceramente, não consigo enxergar nada de errado no novo ensino médio. O que temos visto, no entanto, é um grupo de gente que nada tem a acrescentar e ocupam o tempo em reclamar; muitas vezes, sem embasamento concreto que fundamente as críticas cuspidas de suas bocas que só proliferam o que não cheira bem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.