Postado em 15/03/22
Já se passaram mais de três semanas desde essa invasão absurda e inaceitável, e a Ucrânia está resistindo muito bravamente, apesar de não fazer frente ao poderio militar da Rússia.
A invasão Russa à Ucrânia já vinha sendo anunciada aos quatro ventos pelos Estados Unidos, há pelo menos três semanas antes da ação realmente acontecer. Durante esse período que antecedeu o que hoje é uma guerra, o Presidente russo negava veementemente que não haveria invasão e que a movimentação das suas tropas próximo à fronteira ucraniana, não passava de exercícios militares com a Bielorrússia.
O fato é que o Presidente da Rússia, Wladimir Putin, estava mentindo descaradamente e findou por invadir a Ucrânia, causando mortes de civis, além de trazer a destruição e promover um êxodo gigante de cidadãos para os países vizinhos, como a Polônia e a Romênia.
Já se passaram mais de três semanas desde essa invasão absurda e inaceitável, e a Ucrânia está resistindo muito bravamente, apesar de não fazer frente ao poderio militar da Rússia. Voltando no tempo, devemos lembrar que em 1994 a Rússia assinou um acordo com a Ucrânia o qual transferia as armas nucleares que pertenciam à antiga União Soviética e que estavam na Ucrânia, que era uma república soviética. Em troca, a Rússia se comprometeu em não invadir a Ucrânia.
Mas, mesmo diante dessa invasão desumana e covarde, o que a comunidade mundial está vendo é um posicionamento hipócrita por parte dos países que fazem parte da OTAN. Ou seja, ninguém quer entrar em atrito com a Rússia, mas também não querem fazer vista grossa para a Ucrânia. Enquanto isso, a Rússia continua a cometer atrocidades e estamos nos aproximando de mais um flagelo humano.
Quando ninguém esperava por uma guerra, principalmente neste momento de pandemia, ainda mais por um motivo revanchista, com o intuito unilateral do Presidente da Rússia de tentar trazer de volta a União Soviética. Aliás, o próprio Wladimir Putin é um filhote do velho comunismo soviético. Ou seja, uma cobra peçonhenta estava sendo criada bem na frente de todos.
Essa guerra na Ucrânia é um tapa na cara dos Estados Unidos e seus aliados, que muito falam e nada fazem. Seria medo? Seria uma cautela, para evitar um possível conflito nuclear?
O fato é que mais e mais seres humanos estão sendo mortos. Milhões estão fugindo da Ucrânia, tentando sobreviver aos horrores dessa guerra absurda. E a ONU? E as organizações que tanto defendem os direitos humanos?
O mundo está diante de uma tirania sem precedentes e quem realmente deveria agir de forma concreta, apenas apresenta soluções paliativas, como o fornecimento de armas para ver no que tudo isso vai dar. Enquanto isso, mais e mais seres humanos estão sendo mortos.
Comentários
Postar um comentário