Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

coluna do Rod Silva: A HIPOCRISIA DAS POTÊNCIAS MUNDIAIS


Postado em 15/03/22

Já se passaram mais de três semanas desde essa invasão absurda e inaceitável, e a Ucrânia está resistindo muito bravamente, apesar de não fazer frente ao poderio militar da Rússia.

A invasão Russa à Ucrânia já vinha sendo anunciada aos quatro ventos pelos Estados Unidos, há pelo menos três semanas antes da ação realmente acontecer. Durante esse período que antecedeu o que hoje é uma guerra, o Presidente russo negava veementemente que não haveria invasão e que a movimentação das suas tropas próximo à fronteira ucraniana, não passava de exercícios militares com a Bielorrússia.


O fato é que o Presidente da Rússia, Wladimir Putin, estava mentindo descaradamente e findou por invadir a Ucrânia, causando mortes de civis, além de trazer a destruição e promover um êxodo gigante de cidadãos para os países vizinhos, como a Polônia e a Romênia. 

Já se passaram mais de três semanas desde essa invasão absurda e inaceitável, e a Ucrânia está resistindo muito bravamente, apesar de não fazer frente ao poderio militar da Rússia. Voltando no tempo, devemos lembrar que em 1994 a Rússia assinou um acordo com a Ucrânia o qual transferia as armas nucleares que pertenciam à antiga União Soviética e que estavam na Ucrânia, que era uma república soviética. Em troca, a Rússia se comprometeu em não invadir a Ucrânia. 


Mas, mesmo diante dessa invasão desumana e covarde, o que a comunidade mundial está vendo é um posicionamento hipócrita por parte dos países que fazem parte da OTAN. Ou seja, ninguém quer entrar em atrito com a Rússia, mas também não querem fazer vista grossa para a Ucrânia. Enquanto isso, a Rússia continua a cometer atrocidades e estamos nos aproximando de mais um flagelo humano.

Quando ninguém esperava por uma guerra, principalmente neste momento de pandemia, ainda mais por um motivo revanchista, com o intuito unilateral do Presidente da Rússia de tentar trazer de volta a União Soviética. Aliás, o próprio Wladimir Putin é um filhote do velho comunismo soviético. Ou seja, uma cobra peçonhenta estava sendo criada bem na frente de todos. 

Essa guerra na Ucrânia é um tapa na cara dos Estados Unidos e seus aliados, que muito falam e nada fazem. Seria medo? Seria uma cautela, para evitar um possível conflito nuclear? 


O fato é que mais e mais seres humanos estão sendo mortos. Milhões estão fugindo da Ucrânia, tentando sobreviver aos horrores dessa guerra absurda. E a ONU? E as organizações que tanto defendem os direitos humanos?

O mundo está diante de uma tirania sem precedentes e quem realmente deveria agir de forma concreta, apenas apresenta soluções paliativas, como o fornecimento de armas para ver no que tudo isso vai dar. Enquanto isso, mais e mais seres humanos estão sendo mortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.