Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CIG realiza ação alusiva ao Dia internacional da Síndrome de Down


Postado em 21/03/22


Foi realizado momento de lazer e interação com pais e crianças e palestra com profissionais de saúde

Nesta segunda-feira, 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Centro de Inclusão de Gravatá (CIG) realizou uma ação alusiva ao tema. Na recepção da unidade, crianças e familiares participaram de momento de atividades lúdicas, com a equipe do Programa Criança Feliz, da Secretaria de Assistência Social e Juventude.


Em seguida, a coordenação do CIG realizou uma palestra de conscientização para o tema, como o foco em “inclusão e direitos”, com a assistente social e nutricionista da unidade.


A coordenadora de saúde bucal do município, Patrícia Nogueira distribuiu kits de saúde bucal, com escovas de dente e creme dental para as crianças e, na ocasião, falou sobre como cuidar, como ajudar as crianças no ato de higienização bucal.


A aposentada Regineide Silva, moradora do Bairro Novo, levou o neto, Thiago Campos, de oito anos para participar da atividade. Ela agradeceu pelo atendimento no serviço. “Há cerca de 5 anos meu neto é atendido aqui e eu só tenho a agradecer. Hoje, foi importante, valeu muito, eu vim com meu neto para participar e pude aprender como ajudar ele na escovação dos dentes. O CIG ajuda muito as mães, as crianças, é show de bola. Estou muito satisfeita”.


Além de ensinar a escovar os dentes e estimular as crianças para a escovação, a cirurgiã dentista esclareceu como funciona a rede de atendimento no município. “Viemos hoje para orientar a respeito da higienização bucal de forma geral, porque não precisa ser só nesse dia. A gente tem que aprender e principalmente voltar o olhar para as crianças portadoras de necessidades especiais para mostrar como é que eles podem fazer escovação. Os pais são os maiores responsáveis pela manutenção da higiene da criança. Por isso para gente orienta os responsáveis para mostrar às crianças que elas precisam e devem ir ao dentista, que tudo é uma questão de hábito. Em Gravatá, temos 19 unidades de saúde com equipes de saúde bucal. Quem precisar do serviço será atendido na USF e, se for necessário atendimento com especialista, o usuário será encaminhado para o CEO, que irá realizar a marcação e entrar em contato com o paciente para informar dia e horário de atendimento”.


Juliana Alves é coordenadora de saúde do CIG e destacou a ação como uma forma de sempre trazer temas para trabalhar com as crianças e familiares no Centro de Inclusão. “Nós realizamos esse evento aqui no CIG sinalizando a conscientização da Síndrome de Down e nada mais justo do que ser aqui no centro de inclusão. Nós trouxemos palestras tanto relacionadas à saúde, quanto a efetivação de direitos dessas crianças. Porque nós temos um compromisso com as nossas crianças de realizar esse tipo de evento para que sejam acolhidas sempre mais e mais as famílias, as crianças, e que sejam esclarecedores para elas em relação a garantia de direitos”

Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...