Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Usuários do CAPS II de Gravatá participam de oficina de pizzas


Postado em 18/02/22


 Além de ajudar os pacientes a aprenderem um novo ofício, a atividade proporcionou momento terapêutico
 
 
 Aproximadamente 15 usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Gravatá - CAPS II, participaram de uma Oficina de preparação de pizza, na tarde desta quinta-feira (17), na área de convivência da casa. 

 
O Professor Ivan Vilar foi o voluntário que passou os conhecimentos aos usuários. Ele é consultor e chef de cozinha, já foi professor do Sistema S, como Senac e SEBRAE, e há sete anos dá aulas de gastronomia. 

 
Ele falou que “já é a terceira vez que venho aqui no CAPS II de Gravatá, com projetos junto com a marca Tambaú, e há mais de sete anos que faço esse trabalho em cerca de 20 cidades de Pernambuco. Esse ano eu trouxe a proposta da oficina de pizza para cá e fizemos essa dinâmica hoje. É uma experiência sem igual, porque você serve ao próximo, da forma que Deus colocou em minha vida, junto com o apoio da Prefeitura de Gravatá, em trazer mais conhecimento para esse pessoal e a alegria deles é a minha também. Através dessa oficina os usuários desenvolvem a coordenação motora ao abrir a massa, fazer o recheio, fazendo todo o preparo da pizza, e eles podem ganhar dinheiro, pois é um curso que gera emprego e renda também. Isso sim é uma verdadeira política pública e eu tenho certeza que insere as pessoas no processo social”.

 
Maria José da Silva é uma das usuárias do CAPS II que participou da oficina. Satisfeita com a tarde diferente, ela disse, “eu gostei do curso de fazer pizza. Foi muito legal e vou continuar fazendo pizza. Gosto daqui do CAPS e do pessoal daqui também”.

 
Patrícia Silva é a coordenadora do CAPS II e ela fala porque teve a ideia do curso. “Mais uma vez estamos recebendo a parceria do chef Ivan Vilar e que ele está doando o tempo dele para ajudar os usuários do CAPS a acreditar no potencial que eles têm. Eles estão aqui em processo terapêutico de recuperação, mas que têm capacidade de aprender algo, começar a produzir em casa, e quem sabe até gerar renda. Esse é o nosso propósito, além do CAPS preparar o usuário para que ele possa trazer possibilidades de atuação no mercado, dentro da sociedade, como é o modelo que a gente acredita: cuidar em liberdade”.

 
O CAPS II atende, atualmente, cerca de 300 pessoas que tratam transtornos graves persistentes e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Esses pacientes têm direito à alimentação, remédios e acompanhamento com equipe multidisciplinar, que conta com médico psiquiatra, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e assistente social. 
 
O CAPS II fica na Rua Izaltino Poggi, 33, ao lado do Posto I, no Prado. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (81) 3533-1767.

 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...