Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Jovens do GAMR e da Fábrica de Cultura adquirem experiências no Morro Bom Jesus em Caruaru


Postado em 20/02/22


O Mestre Vitalino e Teatro Nerisvaldo Alves fizeram parte do roteiro que está inserido no projeto Unimorro que tem o intuito de ampliar o olhar e consciência das pessoas


Os jovens que são moradores da comunidade da Ilha das Cobras e Castro Alves, e que participam do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) de Gravatá e da Fábrica de Cultura, viveram uma experiência diferente e ímpar, sábado (19), ao visitar o Morro Bom Jesus, o Mestre Vitalino e o Teatro Nerisvaldo Alves na cidade de Caruaru.


O passeio cultural teve o intuito de fazer com que estes jovens saiam de suas comunidades, possam observar o que acontece em outros morros e vivenciar outras experiências para adquirirem  referências para a vida.


Vale destacar que é uma atividade inserida em um projeto financiado por uma instituição que o GAMR, através do edital público, consegue realizar. Dentro desse projeto está sendo desenvolvido um programa chamado Universidade do Morro (Unimorro), que selecionou 20 pessoas, entre eles adolescentes e jovens, que vão passar por uma jornada durante seis meses, chamada Jornada Unimorro.


Esta jornada contém três pilares: olhar o desenvolvimento do indivíduo, ele como sujeito; olhar dessa pessoa dentro da sociedade, no campo político social; e que esses jovens possam enxergar oportunidade de desenvolvimento de vida para eles.


É ofertado em parceria com a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (SECTURCEL), a oportunidade de visitar alguns lugares que irão contribuir para ampliação do olhar e da consciência dessas pessoas.


Sara Normadine tem 13 anos, moradora da Ilha das Cobras, fala dessa experiência: “Estou achando muito legal essa experiência de conhecer outros lugares, de viver novas coisas e aprender bastante. Está sendo muito legal”.


De acordo com Edson Oliveira, diretor executivo do GAMR,  é uma oportunidade ímpar para vivenciar outras experiências, conhecer outros lugares e pessoas. “A ideia hoje foi trazer os jovens do GAMR para conhecer outros espaços fora de Gravatá para perceberem a diferença de seus morros e outros morros, como o do Bom Jesus. Quero aproveitar para agradecer a Prefeitura de Gravatá começando pelo secretário Darita, o diretor de Turismo, Patrick Serapião, que articulou toda essa ação, e ao prefeito Joselito porque sem esse apoio a gente não conseguiria trabalhar do jeito que estamos trabalhando”.


O vice-prefeito e secretário da SECTUCEL, Júnior Darita, acompanhado do diretor de Turismo, Patrick Serapião, participou da visita junto aos jovens. “Essa é uma ação do GAMR que visa mostrar ao pessoal da comunidade do Alto do Cruzeiro e da Ilha das Cobras outras realidades e projetos que nós estamos tentando trazer para a requalificação do Cruzeiro e para o projeto Alto com Vida, na Ilha das Cobras, que já iniciou. É um projeto que visa a inclusão social, as oportunidades, e aperfeiçoamento das pessoas, como a gestão do Padre Joselito zela pelo compromisso com as pessoas, esse movimento tem tudo haver”, disse.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...