Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá vai ao pódio em competição de Downhill em Santa Cruz do Capibaribe

Postado em 11/02/22

Campeonato aconteceu no último fim de semana e concentrou atletas de Pernambuco
 
 
Gravatá tem dois talentos em uma modalidade de esporte com bicicleta chamada Downhill, e os dois subiram no pódio do Campeonato Pernambucano de Downhill, que aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, no último fim de semana.

 
Uma bicicleta mais barata para esse esporte custa entre quatro e dez mil reais, chegando a 50 mil reais. O equipamento chega a esse valor por causa da exigência que é feita em cima dele, pois as competições acontecem em terreno geralmente arenoso, com pedregulho, inclinado e contam com os saltos dos atletas.  
 
Além da bicicleta, os atletas têm que usar equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, colete, luvas, cotoveleira e uma sapatilha apropriada com grampos no solado. 

 
Daniel Alves de Mendonça (@alvsdaniel), 17 anos, competiu na Categoria Júnior, que abrange idades entre 16 e 19 anos, e conquistou a terceira colocação. “Eu comecei por meio do incentivo de um amigo. Ia comprar uma moto, mas minha mãe não permitiu, por achar perigoso. Acabei indo para o downhill porque a adrenalina faz parte da minha vida, e há um ano e meio comecei a participar de competições. Minha rotina de treino é aos domingos na parte da manhã, além de feriados também. Nosso treino geralmente é na Pedra do Vento, no Riacho do Mel, no caminho do distrito de Mandacaru. Esse apoio da Prefeitura de Gravatá foi essencial, porque nós não tínhamos como ir. E com o apoio do transporte que estamos tendo da prefeitura, já está sendo uma grande ajuda”. 

 
José Carlos Bispo (@branquinho_dh), de 18 anos, foi vice-campeão na Categoria Hard Tail, e ele explicou que “assim como Daniel, eu comecei no esporte através de um amigo que já o praticava. Um dos maiores estímulos para mim foi a adrenalina e o espírito de aventura que o Downhill oferece. Além de ser um esporte, é um hobby na nossa vida, por causa do grupo de amigos que se reúne, não existe rivalidade entre a gente, ali é um ajudando o outro. É um esporte que não tem tanta visibilidade, mas a gente queria que outros jovens tivessem conhecimento para que o esporte cresça e ganhe mais apoio. Pretendo seguir no Downhill, evoluir de bicicleta e chegar na categoria elite”. 

 
As competições de Downhill têm premiações de medalhas até equipamentos e dinheiro. O próximo campeonato programado vai acontecer em abril, na cidade de Caruaru, e a cidade de Gravatá estará muito bem representada por Daniel Alves e José Carlos Bispo. 

 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.