Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Defesa Civil de Gravatá apresenta Plano de Contingência


Postado em 16/02/22


Orientação é importante para que a equipe da Defesa Civil saiba como proceder em casos de emergências e desastres no município

Na quarta-feira (16), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou uma apresentação do Plano de Contingência para sua equipe, no auditório da Secretaria de Educação.


Na ocasião, foi exposto o Plano de Contingência para deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas, processos geológicos ou hidrológicos correlatos do município, assim estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos diretamente ou indiretamente na resposta de emergência e desastres relacionados com eventos naturais ou provocados pelo homem.

Além disso foi apresentado o histórico de desastres em Gravatá, os tipos de desastres que podem ocorrer e elencados seis tipos mais recorrentes e que comumente ocorrem nos municípios em períodos chuvosos como inundação, enxurrada, alagamento, deslizamento, vendaval e granizo.


Foi pontuada a importância da prevenção, mitigação e preparação, alertas e alarmes, socorro e assistência às vítimas, evacuação, manutenção da ordem de segurança, atendimento ao cidadão, solicitação de apoio às Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) de cidades vizinhas, e reabilitação e recuperação de cenários. 

Em seguida foi mostrado os cenários de riscos e os locais de abrigos provisórios em Gravatá. 


Elizeu Vieira, coordenador da Defesa Civil, fala da relevância de explanar o plano: “O Plano de Contingência é um documento onde está registrado todas as atribuições do prefeito ao responsável pelo abrigo, de cada secretário e o que ele tem que fazer em uma situação de desastres. Além disso é de importância que a comunidade, a sociedade de Gravatá tome conhecimento porque a gente o desastre a gente não sabe quando acontece, então tanto a defesa civil, tanto a Prefeitura, e a comunidade de Gravatá tem que estar ciente que na hora da necessidade quais as medidas devem ser tomadas. O Plano é um documento que registra todas as atribuições, deveres e competências de cada um”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...