Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria de Educação promove capacitação aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos


Postado em 22/01/22


Com o tema “Somos Todos Educadores”, a Jornada Educacional aconteceu em três dias e teve intuito de vivenciar esse ano que é da acolhida e da compreensão de que todos são educadores

Desde quarta-feira (19), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Educacional com o tema “Somos Todos Educadores” aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos e o encerramento aconteceu nesta sexta-feira (21).


No primeiro momento, na última quarta-feira (19), foi realizada uma palestra com o psicólogo que trabalhou o tema: “Acolhimento: arma poderosa no retorno das aulas presenciais”. Após a palestra, ocorreu o alinhamento das ações administrativas das escolas.

Já no segundo encontro, na quinta-feira (20), a ocasião iniciada, e que é contínua, abordou o processo de construção do Projeto Político Pedagógico das escolas das redes municipais.

Por fim, nesta sexta-feira (21), a capacitação contou com a parceria do Centro de  Atenção Psicossocial (CAPS II) e presença da coordenadora de Saúde Mental do município, Jane Silva e da pedagoga Patrícia Silva, que trabalharam as emoções, falaram sobre saúde mental e sua relevância, a importância de se cuidar e lapidar, e enfatizaram que no mês de janeiro acontece a campanha "janeiro branco" com o intuito de falar sobre a saúde mental.


Vale destacar que os gestores escolares e coordenadores pedagógicos serão multiplicadores de todo o conhecimento para os professores das escolas da rede municipal.

O objetivo nessa jornada educacional é vivenciar esse ano da acolhida e da compreensão de que todos são educadores. Então, foi voltado para gestores,  coordenadores e todos que fazem a escola para que eles se sintam acolhidos e compreendam o seu papel na escola.


Sandra Morais, diretora de ensino da Secretaria de Educação, explica que: “Tivemos três momentos, o primeiro momento trabalhamos a questão do acolhimento, isso será replicado nas escolas para todos os funcionários, nós tratamos sobre o acolhimento como uma ferramenta poderosa  para o reinício das aulas. No segundo momento nós demos início a um trabalho que será contínuo e que é da construção e da revisitação do Projeto Político Pedagógico das escolas (PPP),  esse é o documento mais importante que precisa ser vivo. E hoje é o terceiro momento que nós estamos trabalhando a saúde mental dos nossos gestores e coordenadores para que eles tenham um subsídio maior para esse retorno das aulas. Então, nós estamos trabalhando para cuidar das pessoas, e para isso, nós precisamos cuidar da saúde mental também”.


Fabiana Torres é coordenadora pedagógica da educação infantil do CAIC e participou desta capacitação e destacou: “É muito importante nesse momento que nós enquanto educadores se sintam acolhidos para que possamos estar bem e acolher nossos alunos. Foi um momento muito importante porque nós estamos fazendo alguns estudos para o Projeto Político Pedagógico das nossas escolas, mas também não deixou de ter a nossa acolhida. E agora é um momento de reflexão porque o mundo pede saúde mental, e o professor precisa estar bem, para que receba bem e cuide dos seus alunos. Então, iniciar o ano letivo não é só o conhecimento pedagógico, mas sim, é o preparo emocional para que estejamos bem na acolhida desses alunos após um ano pandêmico”,disse.

A secretária de Educação, Ninha Professora e a executiva da pasta, Joselma Melo estiveram presentes e acompanharam todo o processo desta Jornada Educacional.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) / Secretaria de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...