Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA PENSANDO O TURISMO EM GRAVATÁ.


Postado em 11/01/22


Devemos seguir os exemplos que deram certo nas cidades do Sul do Brasil, como Gramado, e Campos do Jordão, no Sudeste

Quando foi eleito em 1982, o ex-Prefeito José Fernandes, já falecido, me concedeu uma entrevista na qual ele afirmou que o seu maior plano de governo seria transformar Gravatá no “maior polo de turismo de Pernambuco.” Décadas se passaram e tudo não passou de um plano que nunca saiu do papel e Gravatá só ganhou fama, mas nunca se tornou, de fato, uma cidade turística com a infraestrutura necessária para tal feito. 


Alguns hotéis foram inaugurados, mas acabaram por fechar, assim como outros segmentos do turismo começaram as suas atividades, mas sucumbiram à precariedade e à falta de uma política profissional, a qual pudesse realmente pensar no turismo com seriedade. Foram esperanças queimadas, como fogueira em noite de estrelas. 

Gestões vieram e com elas, a política do “pão e circo” fez morada em nossa cidade. Gravatá passou a viver o seu turismo através de festas sazonais no Pátio de Eventos e as nossas festas tradicionais foram alijadas. Também, tivemos um aumento vultoso de “privês”, onde os chamados “turistas do Recife” os utilizam como morada nos finais de semana e de lá, retornam para o Recife. “Inútil luxo! Megalomania triunfante.”

Será preciso pensar o turismo em Gravatá com seriedade e não apenas com palavras. Chega de teorias mirabolantes e demagogas. Já que não querem as indústrias, que façamos da Indústria do Turismo o nosso vetor de força. 

Precisamos nos impor e ocuparmos o nosso lugar de fato no cenário turístico do Estado. Para isso, Gravatá precisa entrar de vez no circuito dos grandes eventos, como: festivais, feiras, exposições e congressos. Os pontos turísticos que já possuímos, precisarão de uma melhoria completa, pois na conjuntura atual, eles não oferecem atrativos que possam capturar a atenção dos visitantes e nem façam com que eles retornem. 


Devemos seguir os exemplos que deram certo nas cidades do Sul do Brasil, como Gramado, e Campos do Jordão, no Sudeste. Essas duas cidades não têm indústrias, mas possuem uma infraestrutura turística de categoria internacional e que tem dado muito certo por lá. Para que tudo isso gere empregos na cidade, será fundamental a qualificação da mão de obra local, para suprir a demanda. 

E os bons ventos já estão começando a soprar em Gravatá; haja vista, já ser público e notório que a gestão atual está pensando o turismo com seriedade e profissionalismo. Novidades boas virão... Obviamente que isso levará um pouco mais de tempo para se concretizar, pois o bem-estar social está sendo a prioridade vigente e a Saúde Municipal é um exemplo perfeito disso.

Que tenhamos mais e mais realizações. Que os bons ventos continuem a soprar a nosso favor. Como em uma homilia, digamos: “Palavras da salvação. Graças a Deus!”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...