Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Janeiro Roxo: mês de conscientização sobre a Hanseníase é abordado com ações de saúde em Gravatá


Postado em 13/01/22

Ações educativas e preventivas chegam à população para que tenham conhecimento da doença, seus sintomas e tratamento
 

Hanseníase tem cura! Essa não é uma notícia nova, mas ainda há muita desinformação, preconceito e vergonha quanto à doença. O mês de janeiro foi escolhido em 2016 pelo Ministério da Saúde como o mês de conscientização sobre a Hanseníase, sob a cor roxa, para levar a população ao conhecimento do tema para a prevenção e tratamento. Por isso, pensando no bem-estar e na saúde dos munícipes, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, neste mês de janeiro, ações na rede municipal de saúde para que a doença deixe de ser um tabu.


A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Os seus sintomas e sinais mais frequentes são: manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e ao frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato); comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; áreas com diminuição dos pelos e do suor; sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés; diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés; caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. 


O tratamento é totalmente gratuito e pode ser feito em um posto de saúde e se dá da seguinte forma: a partir do diagnóstico dermatoneurológico do paciente, que identificará o tipo de Hanseníase que este porta (Hanseníase Paucibacilar - PB ou Hanseníase Multibacilar - MB), o médico receita ao paciente a associação dos medicamentos antimicrobianos rifampicina, dapsona e clofazimina. Este tratamento é denominado Poliquimioterapia Única (PQT-U) e pode durar entre seis meses (para PB) e doze meses (para MB). Durante o período da PQT-U, a pessoa com Hanseníase deve comparecer ao consultório médico uma vez por mês para avaliação e recebimento de suprimento mensal dos medicamentos. Os amigos mais próximos, colegas de trabalho e familiares da pessoa infectada devem passar também por exames para identificar a presença ou não do bacilo em seu organismo, visto que o período de incubação da enfermidade pode durar entre 2 e 7 anos até a manifestação dos primeiros sintomas ou sinais. Mesmo com expectativa de tempo de tratamento de até 12 meses, já a partir do primeiro mês de administração dos fármacos, o enfermo deixa de transmitir a doença.


O município tem realizado ações ao longo do mês em todas as unidades de saúde do município, com informações para que os usuários consigam identificar possíveis lesões que possam ser da doença e, assim, procurem auxílio médico para o tratamento e, com o conhecimento, evitem o contágio por outras pessoas, que acontece quando uma pessoa portadora da doença elimina o bacilo pelas vias aéreas, através de espirro, tosse ou alguma outra forma que expila gotículas de saliva.


Confira abaixo o calendário de ações do Janeiro Roxo no município:
- Durante todo o mês - ações educativas nas unidades de saúde do município
- Dia 14 - entrega de fluxo com orientações e direcionamento para as clínicas particulares
- Dia 19 - panfletagem e cartazes em prédios com grande circulação de pessoas
- Dia 21 - palestra Hanseníase no Posto I + avaliação clínica dos sintomáticos por demanda espontânea
- Dia 27 - dia alusivo aos pacientes


O autoconhecimento é fundamental para a identificação e tratamento da doença. Fique atento às manchas que surgirem em sua pele e procure orientação médica para obter êxito na cura da Hanseníase.

 
Reportagem: Filipe Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.